Reformas francisco campos e gustavo capanema

Páginas: 3 (627 palavras) Publicado: 13 de setembro de 2012
Reformas Francisco Campos e Gustavo Capanema

Durante o governo provisório de GetúlioVargas, na década de 30, foi criado o Ministério da Educação e Saúde Pública, comando primeiramente porFrancisco Campos. No ano de 1931, Francisco Campos implantou uma reforma nacional na área da educação, que mais tarde passou a ser identificada com o seu nome.
A reforma Francisco Campos, reestruturou oensino, remodelou o ensino secundário, dividindo este em dois ciclos – fundamental e complementar, além de ampliar a duração dos mesmos. Como resposta, os alunos deveriam ingressar no ensino superior.Como medidas ele adotou além da implementação dos ciclos e do aumento do número de anos do curso secundário, Francisco Campos ainda impôs a seriação do currículo, frequência obrigatória, além de umsistema de avaliação previamente estruturado.
A reforma de Francisco Campos, permaneceu em vigor até a década de 1960, quando começaram os questionamentos sobre esta, mas, mesmo assim, ela aindacontinuou sendo utilizada nas praticas escolares. Foi em 1942, sobre o comando do ministro Gustavo Capanema, que a reforma de Francisco Campos sofreu uma reestruturação, passando a valorizar os conteúdosnacionalistas. Essa reestruturação na primeira reforma, feita por Gustavo Capanema, ficou conhecida por seu nome.
A necessidade de mão de obra qualificada no Brasil era grande na época, porém, aformação destes trabalhadores era inferior ao que era procurado, mesmo com as reformas, o ensino brasileiro ainda não possuía uma estrutura para a formação em caráter profissionalizante, isto estava sendogerado, porém, lentamente.
Com isso, as grandes empresas se viram obrigadas pelo governo a proporcionar elas mesmas, a qualificação necessária para seus empregados e para aqueles que não estivessemestudando; criando assim, projetos internos voltados a qualificação de seus operários além de conseguir gerar mão de obra qualificada evitando assim a importação de trabalhadores qualificados (algo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reformas francisco campos e gustavo capanema
  • AS REFORMAS DE FRANCISCO CAMPOS( 1931) E GUSTAVO CAPANEMA (1942)
  • Reformas Políticas – Francisco Campos (1931) e Gustavo Capanema (1942)
  • A reforma francisco campos
  • Reforma de Francisco Campos
  • Reforma de Francisco Campos
  • Avanços e limites da reforma francisco campos
  • Gustavo capanema

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!