reformas de ensino, modernização administrada

Páginas: 7 (1710 palavras) Publicado: 9 de março de 2014
Comenius
Jan Amos Komenský (em latim, Comenius; em português, Comênio) (Nivnitz, 28 de março de 1592 - Amsterdão, 15 de Novembro de 1670 (78 anos)) foi umbispo protestante da Igreja Moraviana, professor, cientista e escritor checo, como pedagogista é considerado o fundador da Didáctica Moderna.1
Comenius nasceu em 28 de março de 1592, na cidade de Uherský Brod (ou Nivnitz), na Morávia, Europacentral, região que pertencia ao antigo Reino da Boémia e hoje integra a República Checa. Viveu e estudou na Alemanha e na Polónia.
Sua importância decorre de ser um dos últimos bispo hussitas antes do avivamento morávio e ser o autor da Didática Magna, sendo o primeiro educador, no Ocidente, a interessar-se na relação ensino/aprendizagem, levando em conta haver diferença entre o ensinar e oaprender.
Era de família eslava e protestante. A família seguia a igreja dos Irmãos Morávios, inspirados nas ideias do reformista boémio Jan Huss estreitamente ligado àsSagradas Escrituras e defensores de uma vida humilde, simples e sem ostentações. Tal educação rígida e piedosa influenciou o espírito de Comenius e o despertou para os estudos teológicos.
Perdeu pais e irmãs aos 12 anos, sendoeducado sem carinho por uma família de seguidores da Igreja dos Morávios. Sua educação não fugiu aos padrões da época: saber ler, escrever e contar, ensinamentos aprendidos em ambiente rígido, sombrio, onde a figura do professor dominava, as crianças sendo tratadas como pequenos adultos, os conteúdos escolares infalíveis e inquestionáveis. A rispidez no trato e a prática da palmatória eram elementosbásicos. Assim, o rigor da escola e a falta de carinho marcaram a vida do órfão Comenius a ponto de inspirar, certamente, os princípios de uma didáctica revolucionária para o século XVII. Na Universidade Calvinista de Herbron, na Alemanha, cursou Teologia e adquiriu boa formação cultural e vasta cultura enciclopédica. Tornou-se pastor, tendo, ainda estudante, começado a escrever: "ProblemataMiscelanea" e "Syloge Questiorum Controversum" foram as primeiras obras.
Em Heidelberg, na Alemanha, foi aprimorar seus estudos de astronomia e matemática. Voltou à Moravia e se estabeleceu em Prerov, no magistério, ansioso para pôr em prática suas ideias pedagógicas. Modificaria radicalmente a forma de ensinar artes e ciências na sua escola, destacando-se como professor.
Pastor e reformador
Ordenadopastor da igreja dos Morávios em 1616, aos 26 anos, mudou para Fulnek, capital da Morávia, onde se casou e teve filhos. Mas era região conturbada por rebelião nascida de disputas entre católicos e protestantes, estopim da Guerra dos Trinta anos. Os exércitos espanhóis, em 1621, invadiram e incendiaram Fulnek quase extinguindo a população. Comenius perdeu a família- mulher e dois filhos - na epidemiade peste que brotou, e perdeu sua biblioteca e seus escritos.
Mudou-se para Polônia em 1628, como a maioria dos Irmãos Morávios, fugindo da perseguição e se estabeleceu em Lezno, onde retomou actividades de pastor e professor. Dedicou-se a escritos religiosos para ajudar a levantar o ânimo de seus irmãos de igreja. Sua fama crescia e ganhou simpatizantes na Inglaterra, onde permaneceu quase umano. Visitou o reino da Suécia, contratado para promover a reforma do ensino, permanecendo seis anos. Ali se encontrou com René Descartes, que lá vivia sob a proteção da rainha Cristina.
Preocupado com um dos grandes problemas epistemológicos de seu tempo - o método - publicou em 1627 a Didactica Tcheca, traduzida em 1631 para o latim como Didática Magna, sua grande obra.
Em 1648, doente edesprestigiado entre os seus, estabeleceu-se em Amsterdã, na Holanda, onde se casou de novo em 1649 e retornou a seu trabalho como educador e reformador social. Prestigiado pelas autoridades, viu publicadas todas suas obras pedagógicas, muitas já famosas.
Comenius morreu a 15 de Novembro de 1671 em Amsterdão, famoso e prestigiado, tendo sempre lutado pela fraternidade entre os povos e as igrejas....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • reformas de ensino modernizacao administrada
  • Reformas de ensino, modernização administrada.
  • Reformas de ensino, modernização administrada.
  • Reformas de ensino, modernização administrada de eneida shiroma
  • Reformas de ensino, modernização administrativa.
  • Reforma do ensino
  • Reformas de Ensino
  • A reforma do ensino

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!