Reforma Protestante

Páginas: 2 (351 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
 REFORMA PROTESTANTE


Introdução:
A Reforma Protestante foi apenas uma das inúmeras Reformas Religiosas, ocorridas após a Idade Média e que tinham como base, além docunho religioso, a insatisfação com as atitudes da Igreja Católica e seu distanciamento com relação aos princípios primordiais.
Durante a Idade Média a Igreja Católica se tornou muito maispoderosa, interferindo nas decisões políticas e juntando altas somas em dinheiro e terra apoiada pelo SISTEMA FEUDALISTA. Desta forma, ela se distanciava de seus ensinamentos e caía em contradição, chegandomesmo a vender indulgências (o que seria o motivo direto da contestação de Martinho Lutero, que deflagrou a Reforma Protestante propriamente dita), ou seja, a Igreja pregava que qualquer cristãopoderia comprar o perdão por seus pecados.

Contexto Histórico

O processo de reformas religiosas teve início no século XVI. Podemos destacar como causas dessas reformas: abusos cometidos pelaIgreja Católica e uma mudança na visão de mundo, fruto do pensamento renascentista.
A Igreja Católica teve seu poder político e espiritual contestado. Num momento em que várias mudanças sociais,econômicas e culturais ocorriam na Europa, o poder da Igreja já não representava os anseios, principalmente, da nobreza e da emergente burguesia. 
Vinha, desde o final da Idade Média, perdendo fiéis.Gastos exagerados com luxo e preocupações materiais estavam tirando o objetivo católico dos trilhos. Muitos elementos do clero estavam desrespeitando as regras religiosas, principalmente o que dizrespeito ao celibato (castidade). Padres que mal sabiam rezar uma missa e comandar os rituais, deixavam a população insatisfeita.

Principais Características
A Reforma Luterana foi um movimento decaráter religioso, surgido na Alemanha na segunda década do século XVI, liderado por Martinho Lutero. 
Este movimento criticava várias ações da Igreja Católica, propôs novos caminhos para o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reforma protestante
  • Reforma Protestante
  • reforma protestante
  • Reforma Protestante
  • Reforma protestante
  • Reforma Protestante
  • Reforma Protestante
  • A reforma protestante

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!