Reforma Protestante

Páginas: 3 (630 palavras) Publicado: 1 de abril de 2014


MARTINHO LUTERO E A REFORMA PROTESTANTE

ALUNO

Prof.

Instituto Teológico Quadrangular

Introdução a Teologia

16 de Março de 2014

Resumo

A Reforma Protestante teve inicio noséculo XVI por Martinho Lutero, incentivado pelas praticas ilícitas, e pelas indulgências que estavam sendo vendidas nas praças, pelos membros do clero. E criou suas 95 teses que foram de frentes comtodas as praticas erronias do clero.

Palavras chaves: Clero, Lutero, Reforma.

Introdução

A Reforma Protestante foi um movimento religioso iniciado no século XVI, por Martinho Lutero, que,através da publicação de suas teses, protestou contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica e contra vários elementos da Realeza que pretendia dominar a Igreja e obter os seus bens por finspolíticos e aumentar seu poder, assim, propôs uma reforma do catolicismo.

Martinho Lutero foi o grande idealizador da Reforma Protestante contra as práticas ilícitas e a venda de indulgências. Ao entrarpara a Igreja, ele obteve contato direto com as atitudes do catolicismo perante seus seguidores. Ao perceber as práticas errôneas realizadas pelos membros do clero, ele resolveu aprofundar seus estudospara criar uma maneira correta na Igreja.
E cinco doutrinas essências na Reforma foram: Sola Scriptura, Sola Gratia, Sola Fide, Solus Christus, Soli Deo Gloria.

Inspirado pelo versículo bíblico“O justo se salvará pela fé”, Lutero iniciou a escrita das famosas 95 teses luteranas que foram de encontro às práticas dos membros do clero. Entre as teses mais importantes, destacou-se, principalmente,a afirmativa da fé cristã como único caminho para salvação eterna e a Bíblia como única fonte para a fé. Essas ideias foram lançadas contra a postura da Igreja que em 1520 excomungou Lutero pelosseus ideais reformistas. Varias tentativas de parar o movimento luterano, incluindo uma condenação imperial e o Édito Worms que proibiu os textos de Lutero e os classificou como inimigo do Estado....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reforma protestante
  • Reforma Protestante
  • reforma protestante
  • Reforma Protestante
  • Reforma protestante
  • Reforma Protestante
  • A reforma protestante
  • Reforma Protestante

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!