Reforma ortográfica

Páginas: 12 (2791 palavras) Publicado: 4 de novembro de 2011
FACULDADES INTEGRADAS SIMONSEN

Glória Maria
Janaina Azeredo
Kelly Cristina
Vitória Anastácia



REFORMA ORTOGRÁFICA



Rio de Janeiro
Outubro/2008


Glória Maria
Janaina Azeredo
Kelly Cristina
Vitória Anastácia

REFORMA ORTOGRÁFICA

Trabalho apresentado em cumprimento das exigências da Disciplina Semipresencial – Comunicação Oral e Escrita – Grupo C.ORIENTADOR: Professor Jezuel

Rio de Janeiro
Outubro/2008



Aos nossos pais que além de presentear-nos com a vida, a revestiram com amor, dedicação e carinho, cultivando todos os valores que nos transformaram em adultos responsáveis e conscientes.
AGRADECIMENTOS

Ao Professor Jezuel, pela orientação na elaboração deste trabalho.

A Deus, que nos concedeu a oportunidade de estudar e nosabençoou sempre com o aprendizado, e a todos que auxiliaram na realização deste trabalho.


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO .................………........................................................................................ 05
DESENVOLVIMENTO .….……………...………………………………..…................... 07
CONCLUSÃO……………………………………………………………………………… 13
REFERÊNCIAS….….............................................……….................................................. 15

INTRODUÇÃO
O tema do nosso trabalho é de grande importância, trata-se das alterações introduzidas na Ortografia da Língua Portuguesa. Reforma Ortográfica é uma grande alteração no sistema ortográfico de uma determinada língua. No Brasil, a língua portuguesa já passou por reformas em 1943 e 1971, enquanto em Portugal houve alterações em 1911,1945 e 1973.

Esse acordo é meramente ortográfico; portanto, restringe-se à língua escrita, não afetando nenhum aspecto da língua falada. Ele não elimina todas as diferenças ortográficas observadas nos países que têm a língua portuguesa como idioma oficial, mas é um passo em direção à pretendida unificação ortográfica desses países.

Algumas perguntas surgem: Porque fazer um AcordoOrtográfico?, Quais são os Estados signatários (partes) do Acordo Ortográfico?, Como se explica que exista mais do que uma ortografia?, A unificação pode trazer benefícios para a economia dos países que falam português?, Por que é preciso padronizar o português?, O que é necessário para que ocorram mudanças na língua portuguesa?, O acordo para unificação foi proposto em 1990. Por que só foi aprovado agora?,Como fica a regra de acentuação?, Quais as mudanças na utilização do hífen?, etc. Ao longo do trabalho responderemos a todas essas questões, tentando esclarecer as principais dúvidas em relação a Reforma.

O Português é língua oficial em oito Estados soberanos mas tem duas ortografias, ambas corretas, a de Portugal e a do Brasil. Existem desvantagens na manutenção desta situação e a língua seráinternacionalmente tanto mais importante quanto maior for o seu peso unificado. A existência de dupla grafia limita a dinâmica do idioma e as diferenças criam obstáculos, maiores ou menores, em todos os incontáveis planos em que a forma escrita é utilizada. Nas relações internacionais, recorde-se que existem quatro grandes línguas (Inglês, Francês, Português e Espanhol) e que o Português é a únicacom duas grafias oficiais. Assim, no plano intracomunitário, a dupla grafia dificulta a partilha de conteúdos, no plano internacional, limita a capacidade de afirmação do idioma, provocando, por exemplo, traduções, quer literárias, quer técnicas diferentes para Portugal e Brasil.

Para que ocorra mudanças na língua portuguesa é preciso que o projeto com as novas regras seja aprovado pelosoitos países da CPLP (Comunidade dos países da língua portuguesa) e que pelo menos três deles ratifiquem as mudanças em seu território. Assim que as novas regras forem incorporadas ao idioma, inicia-se o período de transição, no qual os materiais didáticos serão adequados às mudanças.

O acordo foi proposto em 1990, mas só foi aprovado agora, essa demora tem uma causa principal, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reforma ortografica
  • Reforma ortografica
  • Reforma ortográfica
  • Reforma ortográfica
  • A reforma ortográfica
  • A Reforma Ortográfica
  • reforma ortografica
  • Reforma ortografica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!