Reforma ortográfica do português

Páginas: 3 (611 palavras) Publicado: 21 de abril de 2010
Reforma ortográfica do português

Desde o primeiro dia de janeiro de 2009 entrou em vigor um conjunto de novas regras ortográficas da língua portuguesa, frutos de uma reforma empreendida anosantes.
Iniciada em 1990, a reforma foi resultado de um acordo que envolveu Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Timor Leste e São Tomé (em resumo, os países falantes doportuguês atualmente).
Tal reforma foi empreendida com o objetivo de simplificar a grafia do português, resultando em um único sistema ortográfico, e um único conjunto de regras. Efetivamente, a reformainiciada na década de 1990 não altera muito do léxico escrito: apenas 2%, segundo estimativas.
Dentre as mudanças que mais chamam a atenção está a eliminação do trema (os dois pontos acima de umgrafema, como em ‘freqüente’). São também alteradas as regras de aplicação do hífen e eliminadas definitivamente as consoantes não pronunciadas, como em projecto, típicos da escrita portuguesa.
Emboratenha sido iniciada há mais de uma década, a reforma demora a ser implementada, pois precisa ser ratificada em cada um dos países envolvidos. Em Portugal, país em que haverá maior número de mudanças naortografia, o acordo foi ratificado apenas em 2008. No mesmo ano deu-se a oficialização da reforma no Brasil, determinando que o prazo de implementação da nova ortografia seria dezembro de 2012.
Comrespeito às mudanças mais perceptíveis, estão a inclusão de novos grafemas, mudanças nas regras de acentuação e mudanças na regra do uso do hífen.
Quanto à primeira, passam a ser incluídos osgrafemas K, W e Y oficialmente no alfabeto português, o que antes não era realidade. Com isso, contemplam-se definitivamente os nomes estrangeiros (como Kate, William e outros), além de símbolos de unidadese medidas internacionais, como o quilograma (kg), quilômetro (km), watt (w) e outros.
A acentuação é modificada em nada menos que 13 pontos, alguns dos quais destacados abaixo:
Trema (ü):...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reforma ortográfica
  • Reforma ortografica
  • Reforma ortografica
  • Reforma ortográfica
  • Reforma ortográfica
  • A reforma ortográfica
  • A Reforma Ortográfica
  • reforma ortografica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!