Reforma Manicomial

Páginas: 4 (762 palavras) Publicado: 5 de maio de 2014
A Saúde no Período da Ditadura Militar

O ano de 1964 foi marcado pelo começo da ditadura militar no Brasil, que teve como forte característica decretos que alteraram a Constituição Federal. Essefoi um período onde o país enfrentou o aumento da dívida externa, repressão politica e seus primeiros vinte anos foram significativos para a evolução do setor de saúde. Com a dívida externa, difícilsituação financeira e déficit no sistema previdenciário vigente o Estado se viu obrigado a interver, unificando o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) ao AIPS e atribuindo ao Ministério daSaúde a formulação da política nacional de saúde, o que, no entanto, conflitou com o orçamento precário e decadente do mesmo. A formulação das políticas de saúde então foi caracterizada pela síntese demodelos de saúde já adotados previamente no país, essas eram o sanitarismo campanhista e o modelo curativo da atenção médica. É importante ressaltar que nesse período a política de saúde privilegioua prática médica curativa de modelo individual e especializado, deixando em segundo plano a saúde pública de caráter preventivo e de interesse coletivo.
De 1967 a 1973 pode-se destacar duascaracterísticas no Processo Unificação da Previdência. O primeiro deles foi o Estado como regulador da sociedade e o segundo, o afastamento dos trabalhadores em decisões políticas. Em 1971, a criação da centralde Medicamentos incentivou a competitividade dos laboratórios nacionais, apesar disso, não foi criada uma situação de igualdade frente às multinacionais. Após o ano de 1973, a cobertura previdênciadaestendeu-se a trabalhadores até então excluídos como empregadas domésticas, trabalhadores autônomos e trabalhadores rurais.
No período governamental de 1972 a 1974 foi lançado o I Plano deDesenvolvimento Nacional (PND), baseado na aliança entre o governo e iniciativas privadas, no entanto, não houveram grandes repercussões na área da saúde. Com o fracasso em controlar as tensões sociais, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reforma
  • reforma
  • As reformas
  • Reforma
  • Reforma
  • reforma
  • reforma
  • reformas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!