Reforma agrária envolvendo a regiao nodeste

750 palavras 3 páginas
INTRODUÇÃO

Dentro de um sistema de produção agrícola é evidente que as plantas daninhas são elementos não desejáveis que reduzem a produtividade, o valor daterra, a qualidade do produto final, além de disseminar pragas e doenças ,aumentando custos e dificultando o manejo .

O grau de interferência das plantas espontâneas nas culturas depende da comunidade vegetal infestante (espécie, densidade e distribuição), da cultura(cultivar, espaçamento e densidade), do ambiente (solo, clima e manejo) e doperíodo de convivência . Plantas competem com outras por recursos ,necessários ao crescimento .

Tais fatores podem ser condições do solo, pelo clima local, assim como pelas práticas culturais adotadas. Havendolimitação nos fatores como luz, água, nutriente e espaço, haverá competição econseqüentemente interferência .

Por este motivo este trabalho teve como objetivo realizar o levantamento da ocorrência de plantas daninhas em duas áreas na região de Nova Xavantina/ MTe Água Boa/MT, inferindo quais plantas podem estar indicando possíveis erros e/ou acertos de manejo através da qualidade do solo.

MATERIAL E MÉTODOS

O levantamento de ocorrência de plantas daninhas foi realizado na primeira semana de junho de 2010, em duas áreas. A primeira amostragem foi realizada na Fazenda Irmãos Coragem localizada a aproximadamente 11,0km dacidade de Nova Xavantina/MT. A fazenda possui uma área de 400,0ha apresentando como cultivos soja, milho e pastagens de Brachiaria brizantha emsistema rotacionado. O controle de plantas espontâneas é feito através de manejoquímico com 2,4-D (ácido diclorofenoxiacético) na dosagem de 0,8-1,7 kg ha-1 eRoundup (glyphosate) na dosagem de 2,0-2,5 l ha-1. A segunda amostragem foiefetuada no Sítio São João localizado no Assentamento Santa Maria, pertencente aomunicípio de Água Boa/MT.

O sítio possui uma área total de 130,0ha apresentandoárea de pastagem com Brachiaria brizantha implantada há doze anos, e no ano agrícola de 2009/2010, por

Relacionados

  • Avaliação bolsa familia
    39039 palavras | 157 páginas
  • Trabalhos
    57978 palavras | 232 páginas