reforma agraria no Brasil

Páginas: 27 (6706 palavras) Publicado: 20 de agosto de 2013
INTRODUÇAO

A Reforma Agrária é um tema discutido no Brasil desde a época da colonização portuguesa. A discussão se faz presente até os dias de hoje e é consequência da estrutura fundiária em nosso país ser disseminada de forma injusta. A fim de articular as diversas manifestações ocorridas em prol da garantia de terras no Brasil, o presente trabalho irá expor de forma breve os diversosdesdobramentos ocorridos ao longo dessa trajetória na luta pela reforma agrária, bem como a estrutura da política existente e os atores sociais envolvidos.
O trabalho visa à importância dos programas sociais a partir do período pós-ditadura militar, tendo como elemento nortecedor a efetivação dos direitos sociais preconizados na constituição federal de 1988, Política Nacional de Assistência Social,Sistema Único de Assistência Social e outros dispositivos legais. Não obstante neste cenário evidenciamos a importância do (a) assistente social, um (a) profissional “dito” liberal no tocante ao seu fazer profissional, mas que mantém uma rotação institucional para que possa realizar seu trabalho, atendendo diversas demandas sociais advindas concomitantemente da questão social do atual estágio docapitalismo.














A Reforma Agrária
A Reforma Agrária é um sistema que busca distribuir terras para pessoas que não possuem moradia, ou seja, propriedades particulares (latifúndios improdutivos) são compradas pelo governo a fim de lotear e distribuir para famílias que não possuem terras para plantar. Além disso, a reforma agrária busca descentralizar e democratizar a estruturafundiária, favorecer a produção de alimentos e a partir deles obter-se comida e renda.
Dentro deste sistema, as famílias que recebem os lotes, ganham também condições para desenvolver o cultivo: sementes, implantação de irrigação e eletrificação, financiamentos, infraestrutura, assistência social e consultoria, tudo oferecido pelo governo.
Histórico da Questão Agrária no Brasil
A história dareforma agrária no Brasil é uma história de oportunidades perdidas. Embora a expressão “Reforma Agrária” tenha se tornado nova, o assunto não é. Em pleno Império, Joaquim Nabuco proclamou a necessidade da “democratização do solo”, expressão essa correspondente ao que hoje chamamos de reforma agrária. Nabuco então retomava o tema do jornal “Progresso do Recife/1847”, discutido por Antonio Pedro deFigueiredo. Notamos que, durante esse período, a questão agrária foi provavelmente levantada pela primeira vez.
Na trajetória da luta pela reforma agrária, foram inúmeros posicionamentos por parte dos governantes a fim de resolver a questão de distribuição de terras. Porém, todos em vão, visto que esses tomavam outras direções, a exemplo da revolução de 1930 – a qual deu impulso ao processo deindustrialização e reconheceu direitos legais aos trabalhadores urbanos – que atribuiu ao Estado o papel principal no processo econômico, mas não interveio na ordem agrária. Visto que a chamada burguesia industrial – constituída com o capital dos barões do café e sediada em São Paulo -, fez uma revolução política, destronou a oligarquia rural, assumiu o poder e implementou um novo modelo econômico.Nesse momento, a classe dominante brasileira perdeu a segunda oportunidade de fazer uma reforma agrária.
Após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, o Brasil redemocratizou-se e a questão agrária começou, então, a ser discutida com ênfase e tida como um obstáculo ao desenvolvimento do país. No entanto, até 1950, o debate sobre esta questão se restringia ao campo intelectual epolítico-partidário. Embora existissem diversos conflitos pela terra, não havia uma força social que reivindicasse a reforma agrária propriamente dita.
Ainda na década de 1950, começam a se unir diferentes formas de conflitos presentes no campo brasileiro por intermédio de uma linguagem comum. Apesar disso, o debate conseguiu maior destaque somente no início dos anos 60 com a chamada participação popular. Esse...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fome no Brasil e Reforma Agraria
  • Reforma agrária no brasil
  • A reforma agrária no Brasil
  • O Movimento pela Reforma Agraria no Brasil
  • Reforma agraria no brasil
  • Reforma Agrária no Brasil
  • Reforma Agrária no Brasil
  • reforma agraria no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!