REFORMA AGR RIA E ASSENTAMENTOS RURAIS2

1034 palavras 5 páginas
REFORMA AGRÁRIA E ASSENTAMENTOS RURAIS
CONCEITO E PROBLEMATIZAÇÂO

Introdução
O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de explanar criticamente os conceitos de reforma agrária e assentamentos rurais, assim como a sustentabilidade, apresentada por seu verdadeiro significado que possibilita um acréscimo nos sistemas citados anteriormente.
Traça a atual situação do governo brasileiro e dos movimentos reivindicativos de causas fundiárias, analisando o reflexo que estes poderes geram na sociedade. Abordando também as causas da segregação social baseadas na distribuição desigual de terras aos cidadãos.

Reforma Agrária
A reforma agrária é basicamente a redistribuição das terras ou propriedades rurais, visando uma distribuição mais justa das mesmas e de acordo com a função social do indivíduo.
O Estado tem a obrigação de garantir o acesso a terra para o cidadão viver ou trabalhar, segundo o Estatuto da Terra, de 1964. Esta medida é realizada pelo governo, que teoricamente deveria comprar as terras de grandes produtores e dividi-las em lotes pequenos para distribuir entre as famílias de pouca renda.
No nosso país, enfrentamos um problema de desigualdade fundiária desde os primórdios da colonização, com a criação das capitanias hereditárias que concentravam enormes extensões de terra na mão de poucos nobres favorecidos pela coroa. A tentativa de implementação da reforma agrária no brasil anda a passos lentos, enfrentando vários problemas como a resistência dos grandes latifundiários na desapropriação de terras e a polêmica das famílias que vendem as terras ao receber.
O atual sistema capitalista e as leis que aplicam limites físicos e direito adquirido por compra permitem e reforçam os argumentos dos grandes proprietários, criando uma série de embargos jurídicos que atrasam todo o processo de expropriação.
Sendo assim, o governo prefere comprar as terras á desapropriar, gerando inúmeras criticas pois usa recursos da união para comprar o imóvel rural e acaba

Relacionados