Reforma Agrária

Páginas: 2 (434 palavras) Publicado: 19 de dezembro de 2013
Terras para todos
Tendo como objetivo a distribuição mais justa de terras entre a população, o Império Romano tentou, e o Brasil tenta, por meio da Reforma Agrária, reorganizar sua estruturafundiária.
No caso do Império Romano, a Reforma Agrária se tornou necessária a partir do momento em que Roma conquistou novos territórios e incorporou as terras conquistadas a seus domínios,estendendo assim sua fronteira econômica.
Os patrícios ficavam com boa parte das terras conquistadas e ofereciam produtos com os preços reduzidos, prejudicando assim os proprietários plebeus que nãopodiam competir com esses preços. Muitos proprietários plebeus vendiam suas terras e se tornavam escravos em centros de grande fluxo de pessoas. Com isso, os núcleos urbanos tiveram um aumentodemográfico enorme, e Roma se tornou palco de uma multidão de plebeus.
Com o intuito de amenizar esses problemas, os tribunos da plebe Tibério e Caio Graco estabeleceram reformas que resolvessem os problemasque se desenvolviam. Em 133 a. C., Tibério conseguiu aprovar uma lei agrária que limitava a extensão das terras que pertenciam à nobreza e determinou a distribuição de terras públicas aos que nãopossuíam nenhuma. Dez anos depois, Caio Graco se tornou o tribuno da plebe e deu continuidade aos projetos do irmão (Tibério) e tentou estender a cidadania romana aos plebeus.
Os projetos dos irmãosGraco foram duramente rejeitados tanto pelo os patrícios, quanto pelo os plebeus, acarretando assim na crise da Reforma Agrária; pois a nobreza não queria a repartição justa de terras e os plebeusachavam que a lei que estendia os seus direitos faria com que os benefícios garantidos pelo governo (política do pão e circo) estivessem ameaçados.
No caso do Brasil, a Reforma Agrária se faznecessária porque a repartição de terras em nosso país é muito injusta. O acesso a terra foi dificultado para grande parte dos brasileiros.
Para termos ideia, o latifúndio (grande propriedade rural...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reforma agraria
  • Reforma agraria
  • Reforma Agraria
  • Reforma agraria
  • reforma agraria
  • Reforma Agrária
  • Reforma Agraria
  • Reforma Agrária

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!