Reforma Agrária

Páginas: 2 (332 palavras) Publicado: 22 de julho de 2013
Reforma agrária pode ser entendida por um sistema que promove a divisão e redistribuição de propriedades rurais até então improdutivas, por meio da desapropriação ou a compra da terra degrandes latifundiários e então doadas aos pequenos produtores rurais, a fim de atender aos princípios da justiça social.
A reforma agrária se fez necessária no Brasil, quando analisamos a mádistribuição de terras e desigualdades de posse. Acredita-se que tenha razões históricas, quando no passado, em um sistema falho de capitanias hereditárias o Brasil foi dividido. Grandes lotesforam entregues as mãos de poucos donatários, o que poderia explicar a situação atual.
Para corrigir esta distorção, foi criado o MST (movimento dos trabalhadores rurais sem terras) que pormeio de manifestações e até ocupações, pressiona o governo a fim de acelerar o lento processo da reforma, e garantir o direito do acesso e posse de terras para milhares de trabalhadores campestres.Entretanto, barreiras vêm sendo enfrentadas pelos manifestantes, dentre elas destacamos a dificuldade em acesso jurídico, a resistência de grandes proprietários, além do elevado custo demanutenção das famílias assentadas, que por sua vez necessitam de condições de desenvolvimento agrário e produtividade, direitos estes nem sempre garantidos, porém já reclamados através de um órgãofederal chamado INCRA, que além de tudo realiza o processo da reforma dentro das leis vigentes, respeitando a propriedade privada e os direitos constituídos.
A partir do exposto, somos levados aacreditar que apesar dos problemas, o resultado das áreas reformadas é positivo, vindo desconcentrando e democratizando a estrutura fundiária, combatendo a fome e a miséria, a redução nos índicesde êxodo rural, geração de rendas, por meio da produção de alimentos básicos, que diversifica o comércio e até os serviços no meio rural, promovendo a cidadania e justiça social.

Indiana...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reforma agraria
  • Reforma agraria
  • Reforma Agraria
  • Reforma agraria
  • reforma agraria
  • Reforma Agraria
  • Reforma Agrária
  • Reforma Agrária

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!