Reflexões e compreenções para a realização do trabalho pedagógico.

1793 palavras 8 páginas
Reflexões e compreensões para a realização do trabalho pedagógico.

Os procedimentos e métodos de ensino não devem ser vistos como um mero passatempo. A forma como o professor apresenta o conteúdo é de suma importância para o processo ensino-aprendizagem. Não adianta o professor preparar uma aula para se trabalhar em equipe e levar vários jogos para a sala de aula se depois ele solicitar que os alunos apenas escrevam um texto sobre qualquer assunto ou efetuem operações em folhas de sulfite. Outro aspecto importante dentro do procedimento de ensino é verificar se ele contribui para alcançar os objetivos propostos. Em muitos casos o que se planeja não se consegue por em prática, se acaso o professor perceber que a turma está precisando trabalhar outra temática, mudar a metodologia, dar alternativas para os próprios educando darem opiniões do tipo de dinâmica a ser aplicada em sala, poderá ter bons resultados. Deverá responder às perguntas: O que eu quero ensinar? Este é o melhor caminho para levar este conhecimento para aqueles alunos? Estas perguntas ajudam muito na escolha do melhor procedimento de ensino porque torna mais fácil perceber quais são as medidas de intervenção que o professor pode utilizar na sala de aula porque poderá escolher com mais segurança se trabalhará com dramatização, se fará uma aula expositiva, se fará trabalhos em grupos ou se fará uma produção de texto individual.
Na hora de escolher o procedimento de ensino a ser utilizado é importante que o professor fique atento às seguintes questões:
• O procedimento de ensino escolhido está adequado aos objetivos propostos no processo de ensino-aprendizagem?
• Ele é coerente e ajustado ao conteúdo a ser ensinado e em relação a aprendizagem solicitada?
• Existem condições físicas no ambiente onde o procedimento de ensino será aplicado? (brincar de pega-pega numa sala apertada possivelmente não facilitará o trabalho do professor e nem ajudará na aprendizagem dos alunos)
• O

Relacionados