REFLEXÕES CONTEMPORÂNEAS SOBRE DIREITO E JUSTIÇA

607 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB – CAMPUS XV
CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO
Herbert Pereira de Sousa

DISSERTAÇÃO

Valença - Bahia
Setembro / 2013

HERBERT PEREIRA DE SOUSA

Dissertação – Produção de Texto Ciêncifico

Trabalho apresentado como avaliação parcial da Disciplina Produção de Texto Ciêntifico do curso de bacharelado em Direito da Universidade do Estado da Bahia sob orientação da professora Maristela Vieira Silva Barbosa.

Valença - Bahia
Setembro / 2013

02
REFLEXÕES CONTEMPORÂNEAS SOBRE DIREITO E JUSTIÇA

Falando de justiça e direito no mundo atual, particularmente em nosso país, vale salientar as diversas desigualdades existentes e a estrutura socioeconômica que compõe o Brasil, que apesar dos avanços econômicos, ainda caminha a passos lentos, quando nos referimos a educação. Verifica-se que o estudo do direito, tornou-se uma fábrica de bacharéis engajados em ter apenas um curso superior, e a oportunidade de melhorar de vida através da realização de concursos públicos. Em outra vertente, a população, procurando justiça social e buscando nessa massa despreparada de juristas, o reconhecimento de seus direitos e aplicação justa, das leis.
Visualizando os aspectos contemporâneos do ensino superior e a qualidade da graduação do direito, nos colocamos num patamar desfavorável, em comparação a evolução do ensino superior em outros paises, pois recebemos uma herança colonial, em que se exercia a escravidão e a opressão das classes menos favorecidas, e que existentem até hoje. Onde as oportunidades de ensino de boa qualidade estão vinculadas a posição social e tornando o ensino superior publico, que teoricamente deveria servir a população, numa seleta reunião de favorecidos pelo ensino base privado e de melhor qualidade. Sendo nosso pais inicialmente uma colônia portuguesa, ficamos

Relacionados

  • PERRENOUD Philippe
    58789 palavras | 236 páginas