Reflexção interdeciplinar sobre os contrastes das realidades brasileiras a partir do filme

1882 palavras 8 páginas
1 INTRODUÇÃO
Este portfólio tem como objetivo retratar os contrastes das realidades Brasileiras que são claramente mostrados a partir do filme “Central do Brasil”, neste podemos destacar a importância da vida em sociedade.
Desta maneira, os estudos estão organizados de forma que possibilitara um amplo entendimento sobre o filme em questão, e mostrará ao longo do trabalho a precariedade e desigualdade social e econômica encontrada no mesmo, na qual se refere verdadeiramente à sociedade Brasileira.
Esse portfólio foi desenvolvido durante as aulas de Formação Social, Política e Econômica do Brasil, Antropologia, Fundamentos Históricos e Teóricos e Metodológicos do Serviço Social e Psicologia Geral, onde buscamos fazer uma analise entre os módulos das aulas e com o filme.

2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Formações de identidade individual e coletiva
A nossa identidade seja ela individual ou coletiva se compõe da memória cultural e social sendo objeto essencial na formação da mesma, então nome, cidade onde nascemos, vestimentas, nosso modo de falar, a família a qual pertencemos, enfim dentre outros requisitos tendem a revelar nossa identidade, no caso de Josué e Dora não foi diferente ambos se confrontaram em um meio social cada um com memória regional individualizada, mas diante das conseqüências que surgiram ao longo do filme acabaram por fazer um elo de amizade em busca de sonhos e valores éticos, morais e sociais embarcando em uma longa viagem do Rio de Janeiro até o sertão do nordeste brasileiro. Josué alimentado pelo sonho de conhecer seu pai, pois se encontrava em uma cidade distante sem a mãe, estava jogada a própria sorte e Dora arrependida pelos seus atos em relação a Josué resolveu ajudá-lo a resgata sua identidade perdida no momento em que ele se encontra jogado sozinho no mundo, mas mesmo assim ele não perde suas referências culturais e sociais com sua cidade de origem, através de cartas ele e tantos outros nordestinos procuram manter essa relação. As

Relacionados