REFLEXÃO SOBRE O FILME: ESCRITORES DA LIBERTADADE

336 palavras 2 páginas
O filme conta a historia de uma professora que começa a lecionar em uma turma problemática com membros de gangues, diferenças de etnias, problemas de relacionamento, afetividade e interação entre os alunos.
No inicio como professora ela tenta interagir com os alunos, porem tem certa resistem por parte dos alunos, por ser tratar de uma classe social diferente, por ser branca e por nunca terem ajuda ou interesse de outros professores e direção, sempre eram visto como uma turma problemática que não tinha mais solução.
A professora usa didática e técnicas diferentes das dos demais professores, realizando atividades para que os alunos se identificassem com ela e terem algum interesse em suas aulas assim ganhando a confiança dos alunos e fazendo com que os alunos se relacionem entre si. Através de sua didática ela consegue fazer com que os alunos observassem que independente de suas etnias todos são iguais, são humanos, tem problemas familiares.
Ela elabora uma atividade onde os alunos teriam que escrever um diário ao longo do ano, onde poderiam expressar seus sentimentos, pensamentos e o que quisessem dessa forma a professora conseguiu com que os alunos praticassem sua gramatica, utilizando livros sobre gangues e historia de vida que a professora comprar com seu dinheiro, pois sofre resistência da direção da escola e outros professores em ajudar os alunos dessa turma “problemática”, com os livros ela faz com que os alunos se interessem pela leitura.
Em um dos livros sobre uma historia de vida ela consegue fazer com que os alunos mudassem o pensamento de renegados e derrotados, a turma passa a ser observada pela direção da escola com outros olhos, a professora consegue fazer com que os alunos vejam que se tornaram cidadãos melhores, mudaram suas vidas e tronando-se orgulho para suas famílias e que poderia conquistar algo e serem exemplos de vida para outras pessoas.

Elaborado por Willian Borges 22/04/2014 - São Paulo /

Relacionados