Reflexão Pinóquio as avessas - Abordagem Humanisa

394 palavras 2 páginas
Análise Humanista - Pinóquio às Avessas

A abordagem humanista entende que o mundo é “criado” em cada indivíduo com base em suas percepções, estímulos e experiências. O homem obtém conhecimento ao experiênciar as coisas.
Na educação, com base nessa teoria, a escola deve respeitar as crianças e oferecer condições para que ela se desenvolva. Os professores criam condições que facilitem a auto-aprendizagem, de forma que seja possível o desenvolvimento intelectual e emocional do aluno, que deve ser capaz de construir seu próprio conhecimento e se auto-avaliar.
O método de ensino é “não-diretivo”: o professor não interfere diretamente no campo cognitivo e afetivo do aluno. Cada professor deve elaborar seu repertório próprio para facilitar a comunicação do estudante consigo mesmo, de modo que o próprio aluno possa estruturar seu conhecimento.
O livro Pinóquio às Avessas, tece uma forte critica a escola que utiliza abordagem tradicional. Nele, Rubem Alves, retrata o modelo de aprendizagem nos dias de hoje, onde as crianças são influenciadas a seguir um padrão de aprendizagem, e não se leva em consideração a subjetividade de cada um.
O livro trás a historia de Felipe, uma criança inteligente e sonhadora que tem vários interesses e curiosidades pelas coisas do mundo, mas que é influenciada pelos seus pais. Eles colocam na cabeça de Felipe que só vai ser um adulto realizado, aquele que frequenta a escola, tirar as melhores notas, passar no vestibular e conseguir um diploma pra se tornar um bom profissional e ser bem remunerado.
Felipe tem varias expectativas a respeito da escola, mas em sua primeira experiência percebe que é bem diferente do que ele imaginava, ele percebe que as crianças são moldadas a pensar igual e sobre assuntos que muitas das vezes não interessam a elas.
Com base no método humanista esse modo não considera as características próprias de cada aluno. Nela acredita-se que a criança tem que estudar para crescer e se fortalecer como cidadão,

Relacionados