Reflexão de Pneumat

2058 palavras 9 páginas
tomei conhecimento e compreendi as características do ar, como é fabricado o ar comprimido e as suas respectivas fases de tratamento, o principio de funcionamento das válvulas e dos cilindros (como a sua respectiva caracterização, identificação e função), como elaborar um esquema prático e teórico de um comando básico de cilindro S.E. (simples efeito), comando básico de cilindro S.E. com uma válvula de comando 3/2 bipilotada, comando do cilindro S.E. usando uma válvula de simultaneidade, comando de cilindro D.E. (duplo efeito) retorno automático com rolete, comando de dois cilindros D.E. ciclo único, ciclo continuo e usando uma válvula de simultaneidade.
O ar é composto por oxigénio, ozono, humidade, gases raros como: hélio, árgon, néon, crípton, xénon. No ar atmosférico existem também algumas micropartículas em suspensão.
O ar tem como características a compressibilidade, a elasticidade, a difusibilidade e a expansibilidade.
Para obter ar comprimido é necessário tratar o ar, com o fim de obter um ar sem humidade e sem micropartículas. O processamento do ar comprimido é dividido essencialmente em 3 fases de tratamento: a captação, o tratamento e a distribuição. Na captação o ar é absorvido pelo compressor através de um filtro que vai eliminar grande parte das micropartículas existentes no ar atmosférico, apesar do mesmo ainda conter um alto teor de humidade e de micropartículas. Saindo do compressor vai passar por um tubo com um ângulo entre 1% a 2% de inclinação, tendo esse tubo no centro um resfriador posterior, que por sua vez tem como função a condensação do ar, que numa 1ª fase de tratamento faz com que parte da humidade se vá separando do ar. Neste momento o ar passa para a 2ª fase de tratamento, depois de passar pelo resfriador posterior dá entrada num depósito no qual vai ficar retida grande parte da humidade. O depósito é composto por uma placa de características, uma válvula de alivio, um manómetro de pressão, uma escotilha de inspeção e um purgador.

Relacionados

  • Eletro Hidro Pneum Tica
    13003 palavras | 53 páginas