REFLEXÃO CRÍTICA_REPUBLICA VELHA ATÉ O SEGUNDO GOVERNO LULA

1892 palavras 8 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE OS MODELOS DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DESDE A REPÚBLICA VELHA ATÉ O SEGUNDO GOVERNO LULA

VALDECIR FERNANDES DE OLIVERIA

Especialização em Gestão Pública

BATAGUASSU/MS
2013
VALDECIR FERNANDES DE OLIVEIRA

REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE OS MODELOS DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DESDE A REPÚBLICA VELHA ATÉ O SEGUNDO GOVERNO LULA

Atividade à distância apresentada ao curso de Especialização em Gestão Pública da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, como requisito para a avaliação da Disciplina O Desenvolvimento e Mudanças no Estado Brasileiro para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

BATAGUASSU/MS
2013
REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE OS MODELOS DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DESDE A REPÚBLICA VELHA ATÉ O SEGUNDO GOVERNO LULA.

A princípio, o autor (LEITE JÚNIOR, 2009, p.14), detalha o surgimento do período conhecido como a República Velha, deste (1889-1930). Historicamente, este período é chamado de República Velha, em contraposição ao período pós-revolução de 1930, visto como um marco na história da República, uma vez que gerou grandes transformações. O referido autor, apresenta uma divisão para, sendo: a República da Espada (1889-1894), dominado pelos militares; e a República Oligárquica (1895-1930), dominado pelos Presidentes dos Estados.

Merece destaque, o projeto político (LEITE JUNIOR, 2009, p.18), o Presidente Campos Sales, consolidou uma característica peculiar da política brasileira durante a República Oligárquica: a “Política dos Estados”, conhecida também como “Política dos Governadores”. Dessa forma, o governador Campos Sales, assegurou a consolidação da República Oligárquica. Com a instituição da Política dos Governadores, o referido presidente passa a ter apoio político, por parte dos governadores, e em

Relacionados