reflexos indigenas na cultira brasileira

1069 palavras 5 páginas
Os reflexos indígenas na cultura brasileira estão presentes nos nossos hábitos, costumes e idioma.
ALIMENTAÇÃO -amendoim, mandioca, milho, mingau, batata-doce.
UTENSÍLIOS - rede, louça de barro, palha e sisal nos objetos.
HIGIENE - banho diário.
BRINQUEDOS - pião, bodoque,bola de borracha.
MEDICINA - uso de plantas com propriedades medicinais.
LENDAS E CRENDICES
VOCABULÁRIO - todas as plantas e animais nativos (que os portugueses não conheciam) conservaram o nome indígena, por isso é que, de acordo com o som, estas palavras são sempre escritas com J - X - Ç = jacaré, jibóia, jabuticaba, jaca, abacaxi, xaxim, javali...
Além disso, temos ipê, pitanga, açude, tatu, sucuri, piranha, Aracaju, Guanabara, Iguaçu, Itapeva, Jurema, Maíra, Juçara,etc.

Blog da energia http://profeneida.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=162:contribuicao-indigena-na-cultura-brasileira&catid=68:curiosidades&Itemid=104 Os índios brasileiros são identificados como Karajá, Suyá, Kamayurá, Xavante entre outros.
Existem controvérsias quanto ao número de índios que habitam o território brasileiro, isso sofre variações de acordo com quem desenvolve a pesquisa, por exemplo, o número de índios registrado pelo IBGE (Instituto Brasileira de Geografia e Estatística) é maior que o resultado obtido pela FUNAI (Fundação Nacional do Índio), esta só considera aqueles que vivem em reservas.

O maior percentual de índios é apresentado no Estado do Amazonas, além do nordeste e no Centro-Sul do país, especialmente no Mato Grosso do Sul.
Os índios brasileiros não possuem uma cultura comum a todas as tribos e grupos indígenas. Nesse contexto, são reconhecidos no Brasil 215 grupos distintos e 180 línguas diferentes.
Os índios brasileiros se diferenciam também segundo o nível de contato com o homem “civilizado”, desses são identificados os que vivem isolados (praticamente não há contato com brancos), os integrados (falam português e trabalham em cidades), existem ainda aqueles

Relacionados

  • A ação do espírito santo no antigo testamento
    49299 palavras | 198 páginas