Reflexos da revolução industrial no brasil

Páginas: 12 (2919 palavras) Publicado: 28 de agosto de 2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO ESTADO DE MATO GROSSO

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA









REFLEXOS DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NO BRASIL


Prof. Dra. Nely Tocantins

ALESSANDRO GONÇALVES GUIMARÃES FERREIRA
















VÁRZEA GRANDE - MT

Maio 2009




1 INTRODUÇÃO
A revolução industrial apresentou-se como verdadeiro marcohistórico para a humanidade, personificando contundente divisor de águas, aqui podendo ser entendido tanto em seu sentido figurativo ou literal, já que o meio ambiente, e por conseqüência a água, jamais foram os mesmos após o intenso choque revolucionário que o mundo experimentou diante do famigerado desenvolvimento da tecnologia.
A substituição das ferramentas pelas máquinas, da energia humanapela energia motriz e do modo de produção singelo e modesto pelo universo das fábricas constituiu a Revolução Industrial, cuja característica inovadora que agrega a idéia de revolução se dá em função do enorme impacto sobre a estrutura da sociedade e do ambiente em que esta se estabeleceu, num processo de transformação acompanhado por notável evolução tecnológica, e drásticas medidas suicidas, ondeo estímulo do capital supera a razão comezinha de sobrevivência, a mais fundamental possível, que determina a manutenção e preservação dos espaços ocupados, para que possam sempre oferecer tais sufragadas condições de habitação.
A Revolução Industrial aconteceu na Inglaterra na segunda metade do século XVIII e encerrou a transição entre feudalismo e capitalismo, onde se postava hegemônicaa fase de acumulação primitiva de capitais, atendimento equitativo da demanda, sem estímulo ao despertar consumista, e de preponderância do capital mercantil sobre a produção.
A visão futurista do homem relacionada ao desenvolvimento, aqui entendida em concepção categoricamente restritiva, posto se valer não da agregação humana e sim da superação dos desafios, “entraves”, como causa agarantir o sucesso de alguns, o apogeu financeiro e de ostentação, fora decisiva para o rechaçar da aliança entre os indivíduos e os meios naturais que lhes assistem, a medida que tais meios afrontassem, mesmo que a mercê de um olhar imediatista e simplório, as desejadas conquistas materiais a que se lançavam os algozes do bom senso, capturando a partir dos atos que desencadeavam, o sentimento depreocupação e respeito com os sistemas naturais, estimulando a dissensão que até os hodiernos dias se confundem com a idéia de progresso e sucesso.


Para melhor entender essa relação complicada, congruente se valer de dados históricos que apresentam a evolução dos fatos, a progressão dos comportamentos e a materialização dos objetivos ao longo dos anos no berço renascentista, bem como emnossa pátria mãe.


2 ARTESANATO, MANUFATURA E MAQUINOFATURA

O artesanato, primogênita cognição de produção industrial, surgiu no fim da Idade Média com o renascimento comercial e urbano, sendo regido pela produção independente, de sorte que o produtor possuía os meios de produção que se apresentam pela viabilidade das instalações, ferramentas e matéria-prima.
Destarte, estandoem sua própria residência, sozinho ou com a família, o artesão realizava todas as etapas da produção correspondentes à sua arte.
A manufatura resultou da ampliação do consumo, posto que a demanda aumentava consideravelmente, e as rudimentares técnicas de produção já não conseguiam atender as exigências do consumo, surgindo o viés da produção industrial.
O manufatureiro distribuíaa matéria-prima e o artesão trabalhava em casa, recebendo contraprestação de seus serviços de acordo com o pactuado. Dessa relação nasce a figura do comerciante que passou a contratar artesãos para dar acabamento aos tecidos; depois, tingir; e tecer; e finalmente fiar. Tais procedimentos precederam as fábricas em seu conceito embrionário mais atual, com assalariados, sem controle sobre o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • reflexo da revoluçao industrial
  • A Revolução Industrial e Seus Reflexos na Educação
  • A industrialização no Brasil
  • revolução industrial no brasil
  • revoluçao industrial no brasil
  • Revolução industrial no Brasil
  • Revolução Industrial no Brasil
  • Revolução industrial no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!