Reflexologia

Páginas: 5 (1057 palavras) Publicado: 6 de junho de 2015
Reflexologia

O pé é um micro-sistema que representa o corpo todo?
Os reflexologistas dizem que isto é verdade e que a pressão em diversos "pontos reflexos" ao longo do pé aliviam sintomas em qualquer outra parte do corpo.

Embora eles não prometam a cura da causa fundamental, eles acreditam que sua técnica pode aliviar uma grande variedade de problemas relacionados ao estresse assim comodores de cabeça (tanto causadas por tensão ou enxaquecas), síndromes pré-menstruais, asma, desordem digestivas, condições da pele tais como acne e eczema, dores crônicas de origem ciática e artrites. A reflexologia é também algumas vezes usada para sintomas neurológicos como os vistos em esclerose múltipla.

Embora um número de pequenos estudos e pesquisas parecem realmente demonstrar que areflexologia pode ajudar em problemas tais como dores de cabeça e contenção urinária, não existe maiores acompanhamentos clínicos para verificar sua base teórica. É recomendado, mesmo pelos seus defensores, apenas como uma terapia conjunta às terapias convencionais e não como substituta.

Como os tratamentos são realizados?

Diferente da massagem onde estão envolvidos movimentos generalizados de pressão,alisamento entre outros, os reflexologistas usam suas mãos para aplicar pressão a específicos pontos do seu pé.
Normalmente você permanece totalmente vestido, sentado com suas pernas numa posição onde eles ficam elevadas ou deitado sobre uma maca. O reflexologista pode colocar talco ou loção no seu pé para facilitar a manipulação.

Depois de gentilmente massagear seu pé, o reflexologista começaráaplicando pressão aos pontos reflexos que correspondem ao seu problema de saúde. Ele irá tratar primeiro um pé, depois o outro. Alguns acreditam que é mais positivo começar como pé esquerdo. Não é necessário nenhum instrumento mas alguns praticantes usam dispositivos tais com ponta de borracha para aplicar pressão. Se você tem problema nos pé, tais como grandes calosidades ou "olho de peixe",talvez o reflexologista encaminhe você a um podologista para tratamento. Embora a grande maioria dos reflexologistas trabalhem apenas com os pé (um pequeno número trabalha com as mãos) eles não tratam problemas de pés como calos, micoses etc.

Você também pode aprender a fazer reflexologia em si mesmo, desde que o seu reflexologista lhe ensine a técnica mais apropriada para o seu problema.Normalmente as sessões duram de 30 a 60 minutos.
No início as sessões são realizadas 1 ou 2 vez por semana. Depois das primeiras semanas as sessões podem passar a ser quinzenal.

O que esperar do tratamento?

É bem provável que você veja no consultório do seu reflexologista um mapa mostrando as partes do corpo que correspondem a várias zonas do pé. A reflexologia ensina que os polegares correspondem acabeça e ao pescoço a parte carnuda do pé corresponde ao peito e pulmões, o arco correponde aos orgãos internos, o calcanhar ao nervo ciático e área pélvica e o osso ao longo da curvatura do pé corresponde a espinha.
O lado direito do corpo é tem pontos reflexos no pé direito e o lado esquerdo do corpo tem pontos reflexos no pé esquerdo.

A idéia de que manipular os pés pode melhorar a saúde não étão nova assim. Pictografia antigas mostram Egípcios massageando seus pés enquanto textos antigos e ilustrações mostram chineses, japoneses e indianos todos trabalhando em seus pés para combater doenças. No entanto, os diagramas que conhecemos hoje, associando várias partes do pé a específicas partes do corpo tiveram início por volta de 1900 quando Dr. William H. Fitzgerald desenvolveu um sistemachamado "terapia de zona". Em 1930, Eunice Ingham, uma enfermeira e fisioterapeuta que usava a "terapia de zona", refinou este sistema identificando áreas especialmente sensíveis que ela chamou de "pontos reflexos" e foi criando um mapa do corpo representado nos pés.

A terapia de zona era usada originalmente apenas para dor, mas Ingham descobriu que alternando a pressão em diversos pontos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reflexologia
  • Reflexologia
  • Reflexologia
  • reflexologia
  • Reflexología
  • Reflexologia
  • reflexologia
  • reflexologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!