Reflexo Incondiocionado ou Inato

1553 palavras 7 páginas
Reflexo incondicionado ou inato ( UR ): Chama-se reflexo a relação entre o estímulo e a resposta ( S > R ).O reflexo inato é aquele que o indivíduo apresenta instintivamente em resposta a algum estímulo do ambiente , ou seja, uma resposta não aprendida.Ela já vem com o indivíduo desde o seu nascimento, faz parte da seleção filogenética e, é uma resposta fisiológica,alteração no organismo provocada por uma alteração no ambiente.

Condicionamento Pavloviano ou reflexo aprendido: Consiste emparelhar um estímulo Neutro (que não produz resposta ) a um reflexo incondicionado ( resposta inata ), fazendo assim, com que o indivíduo associe o reflexo incondicionado(UR) ao estímulo neutro(NS). Com a repetição dos emparelhamentos, o indivíduo passa a emitir a mesma resposta que emitia frente ao reflexo incondicionado frente a exposição do estímulo neutro, isto é, há uma associação entre o estímulo neutro e o estímulo incondicionado.
No caso do cão de Pavlov por exemplo: após as 60 apresentações do alimento ( US ) junto a campainha ( NS ), o cão aprendeu que quando ouve o som da campainha o alimento está por vir, então saliva [ porque antes, sempre que ele ouvia a sineta o alimento vinha junto ]. Após aprender isso, basta que a campainha soe para que ele comece a salivar.
O estímulo neutro(NS) torna-se estímulo condicionado(CS), ou seja, o indivíduo foi condicionado a emitir resposta(RC) diante dele.
Existem algumas leis do reflexo que devem ser guardadas também.
Lei da intensidade/magnitude:
Quanto maior a intensidade do estímulo (força/quanto de estímulo), maior a intensidade da resposta. Lei do limiar:
Para todo reflexo existe uma quantidade mínima de estímulo necessária para que a resposta seja eliciada. A esta quantidade mínima, chamamos limiar.
Lei da Latência:
Latência é o nome dado ao intervalo entre dois eventos. No caso dos reflexos, latência é o tempo decorrido entre a apresentação do estímulo e a ocorrência da resposta.
Efeitos de eliciações

Relacionados