reflexo da revoluçao industrial

Páginas: 2 (429 palavras) Publicado: 22 de abril de 2014
Um dos principais objetivos de nossos estudos sobre a revolução industrial é buscar compreender como se formou a classe trabalhadora, quais foram os processos históricos que marcaram sua trajetóriae quais as suas contribuições para o mundo atual. Pensando nisso, responda as questões abaixo:
OBS: TODAS AS QUESTÕES DEVEM SER RESPONDIDAS NO CADERNO.
IMPRIMA A FOLHA E COLE NO CADERNOOU COPIE AS QUESTÕES.

1 – Vimos que na época da Revolução Industrial o Ludismo e o Cartismo foram duas das principais formas usadas pelos trabalhadores para reagir à exploração e reivindicarmelhores condições de vida e trabalho. Na atualidade como os trabalhadores promovem essas reivindicações? Para responder a essa questão pesquise e explique como funcionam a CUT (Central Única dosTrabalhadores) e os sindicatos.
2 – Ao contrário do que ocorreu na época da Revolução Industrial, existem no Brasil direitos trabalhistas que regulam e protegem o trabalho, a saúde e os direitos do trabalhador.Como surgiu a legislação trabalhista no Brasil? Pesquise e escreva um pequeno texto respondendo a essa questão (Dica: leia textos sobre a era Vargas e o paternalismo usado pelo presente Getúlio).
3– a) Explique resumidamente qual era a proposta de sociedade construída por Karl Marx e Fredrich Engels.
b) Qual a sua opinião sobre essa proposta?
c) Ela alguma vez funcionou na prática como nateoria? Explique sua resposta.

4 – Agora você será o pensador. Assim como fizeram Marx e Engels, elabore um breve texto, de no mínimo 20 linhas explicando como as diferenças sociais e os problemas dedesigualdade gerados pelo capitalismo poderiam ser resolvidos. Proponha uma nova forma de organizar a sociedade e explique como ela funcionaria.

5 – Habitações inadequadas, doenças, fome, alcoolismo.Esse era o cenário em que vivia a classe operária do séc. XIX. Diante dele, vários setores da elite passaram a sentir um medo constante dos pobres. Onde existia desemprego e dificuldades, surgia,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Revolução Industrial e Seus Reflexos na Educação
  • Reflexos da revolução industrial no brasil
  • Revolução industrial
  • Da revolução urbana á revolução industrial
  • Revolução industrial
  • Revolução industrial
  • Revolução industrial
  • Revolução industrial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!