Reflexo da evolução da educação

Páginas: 5 (1148 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

ALINE DA SILVA DUTRA












trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
TÍTULO: REFLEXO DA EVOLUÇÃO DA SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO





















Canela/RS
2012
ALINE DA SILVA DUTRA

















trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
TÍTULO: REFLEXO DA EVOLUÇÃO DA SOCIEDADE NAEDUCAÇÃO
















Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação I, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.
Profs. Bernadete Strang, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves,Marcia Bastos e Okçana Batini.
Tutora eletrônica: Fabiana Dias da Silva
Tutor(a) de sala: Prof. Márcias Sccur




Canela/RS
2012

INTRODUÇÃO

O presente estudo visa proporcionar uma reflexão acerca da evolução do ensino no Brasil abordando com objetividade e coerência algumas formas de desenvolver no ambienteescolar, atividades que espelhem a evolução da própria sociedade, oportunizando ao professor a formação de cidadãos éticos políticos.
Este processo passa pela valorização do professor conscientizando a sociedade acerca da importância e o reflexo de um bom professor em suas vidas.


REFLEXO DA EVOLUÇÃO DA SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO


A forma de se proceder em relação àconstrução do conhecimento mudou. O contato com as fontes de informações tornou-se mais dinâmico e acessível, obedecendo a uma lógica mais eficaz e de fácil assimilação. O próprio saber tornou-se maleável e instável, necessitando de atualização constante.


A forma tradicional de conhecimento presente nas escolas centrava-se na figura do professor, sendo este tratado como o “dono dosaber”. Hoje, percebemos mudanças nesse cenário. Na era da informação, o espaço de saber do docente foi dando lugar ao de mediador e “problematizador” do aprender, passou a ser visto como sujeito que desafia os alunos, mostrando-lhes, entre as várias possibilidades de aprendizagem, caminhos que poderão ser percorridos.


A educação que evidentemente precisamos propõe um repensar oconhecimento, pois ela é muito mais do que desenvolver no aluno a capacidade de aprender e neste contexto, é a escola que redefine o papel da sociedade atribuindo novos objetivos estimulando e aprofundando as novas habilidades cognitivas do aluno onde requer participações ativas do aluno, ouvindo, falando, lendo, discutindo, escrevendo, raciocinando, trocando idéias, debatendo, crescendo com oserros e acertos.


Dentre as ações que podem contribuir para este avanço, o uso de tecnologias nas escolas é uma alternativa para despertar o interesse do aluno, desenvolvendo habilidades de leitura, interpretação, interdisciplinaridade e interação social que contribuem com a sua formação.


Além de estimular o aprendizado, a utilização de ferramentas digitais etecnológicas no processo educativo cria este canal de ligação entre a escola e a sociedade, uma vez que a internet e as mídias digitais integram os chamados canais de comunicação real e contribuem muito no processo educativo se estiverem inseridos no processo pedagógico, como afirma Maria Aparecida Garcia Lopes-Rossi em seu artigo sobre “Gêneros discursivos no ensino de leitura e produção detextos”:
Cabe ao professor, portanto, criar condições para que os alunos possam apropriar-se de características discursivas e lingüísticas de gêneros diversos, em situações de comunicação real. Isso pode ser feito com muita eficiência por meio de projetos pedagógicos que visem ao conhecimento, à leitura, à discussão sobre o uso e as funções sociais dos gêneros escolhidos e, quando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação e reflexos econômicos
  • A evolução da educação
  • A Revolução Industrial e Seus Reflexos na Educação
  • Os reflexos da escolastica na educação contemporanea
  • A evolução da educação
  • Evolução da educação
  • A evolução da educação
  • Reflexo sobre a educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!