Reflexioes Sobre A Religiao Como Utopia E Esperan A

2042 palavras 9 páginas
Reflexão sobre a religião, na intenção de chegar ao seu significado mais profundo para a vida do homem.

POR QUE O HOMEM PRODUZ RELIGIÃO?
Não existe povo isento de religião, mesmo que se afirme ateu, materialista ou desenvolvido demais para suportá-la.
POR QUE A RELIGIÃO AINDA VIVE?
Ela está para que este se volte para o absoluto e encontre nela a força que lhe falta ou a coragem necessária para resistir e vencer as dificuldades que a realidade lhe impõe. Diante do não, ela faz o homem acreditar e apostar no sim. Diante de um mundo sem alma, ela faz brotar a esperança num mundo de amor, humano. Faz com que a vida mereça ser vivida.
Não se entende a religião senão profundamente relacionada com o agir e existir daquele que reza, inclina-se transforma objetos em símbolos e constrói templos.
O homem como um ser religioso, visto que as várias formas de religião e seu sentido último sempre estiveram presentes na história dos povos, mesmo na dos mais primitivos. A religião “é um sentimento absoluto de nossa dependência a um Ser Superior, transcendente, que nos inspira espontaneamente um sentido de culto”.
Diríamos que ninguém vive sem uma religião, ninguém aniquila Deus de sua vida, mas o substitui por outras “divindades”. Aquele que se julga tão auto-suficiente a ponto de acreditar que não mais precisa de Deus para viver, não deixa de construir seus ídolos, seus “bezerros de ouro”
RELIGIÕES DE INTEGRAÇÃO:
Religião da pré-história, dos antigos asiáticos, dos ameríndios, dos povos oceânicos, dos australianos, dos africanos, dos povos primitivos, onde quase não existia uma sociedade organizada ou quando muito, não passa da forma tribal. O homem limita-se a viver dos produtos da natureza , como os animais, e por isso sente-se também como um produto do ambiente natural em que vive.
RELIGIÕES DE SERVIDÃO:
Encontra-se em povos de cultura mais desenvolvida, onde a agricultura e a sociedade já se veem em processos de sistematização ou já sistematizadas.

RELIGIÕES DE

Relacionados