Reflexões sore a prática docente

Páginas: 7 (1514 palavras) Publicado: 19 de abril de 2012
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA








BIANCA SHAEFER - 293894
DANIELA CORRÊA DA SILVA - 331345
JÉSSICA SHAEFER - 293892
KARINA LENISE DA SILVA – 301130REFLETINDO SOBRE AS AÇÕES DA PRÁTICA DOCENTE






































NOVO HAMBURGO/ RS
2012









Introdução
Trata-se de um estudo reflexivo que coloca em foco a importância do serum professor capaz de promover a atividade dos alunos assegurando que eles atuem física e mentalmente.
Na busca por refletir e encontrar melhores caminhos diante do desafio de construir uma prática docente reflexiva elaborou se este trabalho através de pesquisas, observações e leituras pertinentes a este assunto.Elaborando um projeto escolar
Durante nossos estudos nos deparamos com o desafio que muitas vezes é da maioria dos professores e até mesmo de toda a comunidade escolar, trabalhar uma temática que esta em foco e é causa de curiosidade, interesse, conflitos ou dúvidas, por meio de um projeto escolar que seja capazde solucionar todas as questões acima citadas.
Foi a partir disso que elaboramos o projeto abaixo escolhendo o tema bullying.
Projeto Bullying.
Nome do projeto: aprendendo com as diferenças
Público alvo: 5º ano/ 9 anos
Justificativa: Este projeto será desenvolvido com a intenção de conscientizar os alunos nesta faixa etária deque não é necessário transformar as diferenças em algo que se torne ridicularizadas, visto que o assunto aborda ações e atitudes que começam a ser feitas contra algumas pessoas.
Objetivos: - Adquirir postura de respeito à dignidade da pessoa humana.
- Reconhecer a vida em sociedade, e que boa educação e boas maneiras fazem parte da convivência.
-Proporcionar aos alunos regras de convivência e dinâmicas que mostrem a eles atitudes que causam indisciplina.
Desenvolvimento: Dinâmicas de socialização, construção de regras de convivência a partir de atitudes demonstradas por eles próprios.
Inicialmente será feito um levantamento de fatos ocorridos na ambiente escolar que demonstre desrespeito e/ou violência verbal, contrapessoas. Buscaremos entender o porquê dos acontecimentos e tentar resolver esses problemas através de dinâmicas, trabalhos realizados em grupo, gincanas e etc.
- O projeto torna-se viável devido ao fato de que o assunto é de grande importância, pois os noticiários vêm trazendo o aumento dos casos ocorridos na sociedade.
Partindo da idéia que o professor é aquele deve tera autoridade em sala de aula, vejamos bem autoridade e não autoritarismos realizaram-se algumas visitas em sala de aulas, e foi durante a conversa no grupo para relatar as experiências que percebemos diferentes posturas em sala de aula. Tanto as que o professor mostra-se dedicado e atencioso, tanto aquelas que o professor deixa a desejar profissionalmente e afetivamente. Houve relatos em que sepode observar claramente a tranqüilidade do professor com a presença da estagiária.
Mas também, pode-se notar o nervosismo e/ou desconforto do professor com a presença de alguém o observando. Destacamos na conversa em grupo a sala de aula em que o professor é receptivo desde a chegada da classe, costuma cumprimentar os alunos, faz uso de diversos recursos, preocupa-se em verificar se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reflexoes sobre a pratica docente
  • reflexões sobre a pratica docente
  • Reflexões da prática docente na sala informatizada
  • pratica docente
  • pratica docente
  • A prática docente
  • Prática docênte
  • reflexões sobre a profissão docente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!