Reflexões sobre a etnografia na educação.

Páginas: 5 (1200 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2013

Trabalho Final
DISCIPLINA ANTROPOLOGIA
SEMESTRE: 2013/2 – BLOCO 1

REFLEXÕES SOBRE A ETNOGRAFIA NA EDUCAÇÃO


Cynthia Elisabeth Alves1
Yolli Cibele Baldissera2




O estudo da Antropologia cultural é muito importante para que os estudantes de pedagogia possam ter o entendimento necessário para trabalhar com a diversidade de cultura, costumes e valoresoriundos das diversas comunidades e propicia a compreensão dos comportamentos hereditários ou adquiridos culturalmente.
Realizamos uma pesquisa de campo em uma escola onde observamos uma sala do terceiro ano do ensino médio durante uma aula de Matemática no período noturno onde utilizamos o “olhar” como primeiro ato desse exercício e no decorrer deste, faremos uso dos outros dois atos cognitivosque são o ouvir e o escrever para fazer as reflexões sobre a importância do uso do método etnográfico no contexto escolar e faremos propostas com o objetivo de tornar da escola um ambiente multicultural.
“A etnografia aplicada à educação apresenta-se como uma metodologia privilegiada para conhecermos melhor quem são os sujeitos, quais as relações, quais os lugares e quem são as pessoas que fazem eocupam a escola.” (REIS, 2011 pg.107)
Gostaríamos de ressaltar a preocupação constante por parte de educadores, pela busca de metodologias e procedimentos para análise dos processos educativos escolares e sociais, para uma melhor compreensão com o objetivo de reduzir imposições etnocêntricas, afim de estreitar as relações entre indivíduos possibilitando uma maior compreensão das necessidadesindividuais dentro de qualquer grupo, ou seja, fazendo uso de uma visão microscópica dentro de um ambiente macrossocial. Sendo assim a etnografia torna-se um importante instrumento no âmbito da prática pedagógica.
Quando desenvolvemos o ato cognitivo do olhar do método etnográfico observamos o professor, a diretora que nos recebeu, os alunos e tudo o que envolvia aquele ambiente e ao entrarmos nasala de aula notamos que naquele momento mudamos de certa forma a rotina daqueles alunos, que começaram a conversar entre si, a tentar interagir conosco, percebemos que eles assim como nós estavam tendo um olhar de estranhamento.
Podemos assim perceber a importância desse exercício para desconstruir estereótipos e analisar com mais clareza coisas que muitas vezes passam despercebido aos nossosolhos e num contexto escolar não é o que se espera de um educador consciente da sua importância em intervir na realidade escolar que está inserido e com a diversidade étnica cultural que a caracteriza a fim de superar mecanismos que reproduzam o preconceito, a discriminação, o racismo e a intolerância como o exemplo que presenciamos na sala de aula onde um aluno comete um ato de racismo e que acabapassando despercebido aos olhos do professor, ou até pode ser que ele tenha ouvido e deixado de lado. Não estamos julgando, mas sim refletindo sobre a importância de estar atento e não deixar que situações como essa se reproduzam e se manifestem no ambiente escolar, pois é de extrema importância que os educandos aprendam a respeitar as diferenças e a superar preconceitos.

“...sabemos que nossosinstrumentos de trabalho na escola e na sala de aula, isto é, os livros e outros materiais didáticos visuais e audiovisuais carregam os mesmo conteúdos viciados, depreciativos e preconceituoso em relação aos povos e culturas não oriundos do mundo ocidental. Os mesmos preconceitos permeiam também o cotidiano das relações sociais de alunos entre si e de alunos com professores no espaço escolar. Noentanto, alguns professores, por falta de preparo ou por preconceitos neles introjetados, não sabem lançar mão das situações flagrantes de discriminação no espaço escolar e na sala como momento pedagógico privilegiado para discutir a diversidade e conscientizar seus alunos sobre a importância e a riqueza que ela traz à nossa cultura e à nossa identidade nacional....”( Munanga, 2005, pg. 15)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reflexões sobre a Educação
  • Reflexões sobre a educação atual
  • Reflexões sobre educação infantil
  • Reflexões sobre a educação inclusiva
  • Reflexões sobre a Educação Inclusiva.
  • Reflexões sobre educação
  • Fazendo etnografia: reflexões e críticas sobre o método etnográfico
  • Reflexões sobre educação em direitos humanos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!