Reflexões sobre michel foucault

Páginas: 23 (5628 palavras) Publicado: 16 de junho de 2011
ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE MICHEL FOUCAULT: TRAJETÓRIA HISTORIOGRÁFICA

Resumo: O que são relações de poder? O que é o projeto arqueo-genealógico? O que é o saber? Muitas Perguntas, muitas respostas… Este artigo pretende analisar algumas reflexões do filósofo e estruturalista Michel Foucault, que sempre esteve engajado em um trabalho crítico da atualidade, buscando rupturas, tematizando problemasespecíficos, e enfatizando principalmente as práticas sociais ancoradas em mecanismos de poder que dão origem a problemáticas modernas e atuais. O seu objetivo é focalizar as práticas no nível do conjunto de saberes, sexo e idéias de uma época que como uma rede de formações discursivas faz uso de múltiplas relações de poder. Com objetivos prévios, sua análise remete-se para um sentido ético, édirecionado a comportamentos, práticas (conflitos, lutas), ou seja, procura estabelecer o que de fato os discursos produzem de práticas em um regime de verdade específico. Sendo assim, Foucault não direciona seus estudos, questionamentos e refutações visando à construção de uma teoria do conhecimento (saber limitado em idéias), mas, em uma critica construtiva da realidade existente e acumulada nosdiscursos.
Palavras – Chave: Michel Foucault – O saber historiográfico - Filosofia das Idéias – Poder – Disciplina
A ANALÍTICA DO PODER VERSUS TEORIA DO PODER

O autor rejeita urgentemente a imagem do poder como simplesmente opressor negador do sexo, este uma força selvagem, a ser domesticada. Ele quer compreender como o poder e o desejo que circulam. É essa imagem do poderque representa, simboliza como repressor da liberdade, permite-nos, segundo o autor, aceitar a sua vigência, pois o alcance do poder é muito maior. É evidente que o discurso jurídico e as leis não mais simbolizam o poder de maneira mais abrangente, polissêmica, complexa, ampla e assim sucessivamente, mas estes discursos ultrapassam os seus limites a partir do século XVIII, criando novas tecnologiasde dominação. Nós somos controlados e normatizados por múltiplos processos de poder. Outro ponto importante trata-se sobre a questão da biopolítica, ou seja, pode-se dizer que ela é um fenômeno caracteristicamente moderno, pois sua constituição segundo Foucault começou a se estruturar a partir do século XVIII, através de dois fatores. Primeiramente podemos perceber que foi o adestramento e adocilização do corpo humano através de um controle econômico e por último se deu quando a ciência passou a conhecer os processos biológicos no ser humano e em conjunto com o governo passou a estudar e desenvolver políticas normativas de intervenção. Em conseqüência disto, a biopolítica, portanto, passou a interferir sobre o corpo e outras condições de vida do povo. Michel Foucault em seu livro“História da Sexualidade I: a vontade de saber” apresenta uma nova concepção de poder, Foucault diz que essa visão do poder também é vital para uma história da sexualidade.
"Dizendo poder, não quero significar ‘o poder’, como um conjunto de instituições e aparelhos garantidores da sujeição dos cidadãos em um estado determinado. Também não entendo poder como um modo de sujeição que, por oposição àviolência, tenha a forma de regra. Enfim, não o entendo como um sistema geral de dominação exercida por um elemento ou grupo sobre o outro e cujos efeitos, por derivações sucessivas, atravessem o corpo social inteiro. A análise em termos de poder não deve postular, como dados iniciais, a soberania do Estado, a forma da lei ou a unidade global de uma dominação; estas são apenas e, antes de mais nada, suasformas terminais. Parece-me que se deve compreender o poder, primeiro, como a multiplicidade de correlações de forças imanentes ao domínio onde se exercem e constitutivas de sua organização; o jogo que, através de lutas e afrontamentos incessantes as transforma, reforça, inverte; os apoios que tais correlações de força encontram umas nas outras, formando cadeias ou sistemas ou ao contrário, as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha sobre Michel Foucault
  • Artigo sobre Michel Foucault
  • sobre vigiar e punir michel foucault
  • Relatorio de observacao sobre o texto de Michel Foucault
  • Resenha sobre A Verdade e as Formas Jurídicas, de Michel Foucault
  • Resenha sobre o texto microfísica do poder de michel foucault
  • Resenha Critica sobre "Prisão e loucura"
  • Michel Foucault

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!