Reflexões sobre as inter-relações entre arte, educação e a cultura visual

Páginas: 6 (1376 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013
 Nome: Cora Conte RA: 138194
Profª Dra Selma M. Simão
EL142-A – Tópicos Especiais em Ciências Sociais Aplicadas à Educação:
“A arte através da perspectiva das Ciências Sociais”

Reflexões sobre as inter-relações entre arte, educação e a cultura visual

Uma breve Introdução
Ao ministrar uma aula sobregêneros textuais no ENEM 2013, me deparo com o seguinte relato de um dos meus alunos: “as questões com muito texto, eu nem fiz, não dava tempo, só chutei, mas as de imagens eu fiz todas.” Como algumas dessas imagens eram artísticas, no tema sugerido pela professora para realização desse trabalho, vi oportunidade de dialogar com o ocorrido na minha sala.______________________________________________________________________
Arte, educação e cultura visual
Estamos expostos o tempo todo a imagens e isso pode ser um fator para imagem causar mais “interesse” do que os textos nos alunos, além da própria estética que pode ser feita para ser bela ou despertar atenção/reflexão. A respeito dessa presença da imagem no nosso cotidiano a autora Sardelich (2006) afirma: “Nômades em nossas própriascasas, capturamos imagens, muitas vezes, sem modelo, sem fundo, cópias de cópias, no cruzamento de inúmeras significações. Imagens para deleitar, entreter, vender, que nos dizem sobre o que vestir, comer, aparentar, pensar.”(pág,204). Essa concepção da imagem como algo presente em nossa vida cotidiana e que permite idéias, significações, conceitos, é compartilhada por vários autores como Suzana Cunha,que ressalta que nas imagens se têm um potencial de ensinamentos poderosos e persuasivos, e Hernández (2000) que também ressalta que há mais informação em nosso meio (através de imagens) do que aquela que “vemos” ou percebemos (pág 133).
Concorda-se que estamos numa cultura visual, já que a cultura “aparece como um sistema organizado de significados e símbolos que guiam o comportamento humano,permitindo-nos definir o mundo, expressar nossos sentimentos e formular juízos” (pág. 128) e as imagens compõem esse sistema de diversas formas. A arte também compõe esse sistema podendo representar o mundo de diferentes formas por meio de imagens ou não.
A imagem é um signo que incorpora diversos códigos e sua leitura demanda conhecimento e compreensão desses códigos (Sardelich, 2006). Assim, éimportante proporcionar ao aluno essa compressão e conhecimentos dos códigos. Pensando relação entre imagens e educação, Hernández propõe em seu texto “A importância de aprender a interpretar a cultura visual” uma educação para a compreensão da cultura visual que dialoga com a arte. “Necessitamos poder ler (interpretar) imagens como emblemas e como sintomas, em termos das questões sociais às quaisse vinculam” (Giroux, 1996 apoud Hernández, 2000, pág 133) e assim proporcionar reflexões críticas dessas imagens. Um dos objetivos da proposta de Hernández é “explorar as representações dos indivíduos, segundo suas características sociais, culturais e históricas, controem a realidade. Trata-se de compreender o que se representa para compreender as próprias representações.” (pág. 136). Essa formade educação é expressa no PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) que estabelece que o ensino de arte deve “capacitar alunos e alunas para se expressarem pelas várias linguagens artísticas e interpretar e compreender as artes como produtos culturais que resultam de uma variedade de concepções estéticas produzidas por diferentes grupos culturais ao longo da história”. (Castro de Almeida, 2007,pág. 94, grifo meu)
Voltando ao relato da aula sobre os gêneros no ENEM, a imagem talvez consiga estar mais perto do aluno – que convive com a cultura visual - do que os tradicionais textos. No caso do ENEM, acredito que talvez a imagem seja mais rápida de se tentar interpretar, mas em nenhum momento ela pode ser considerada mais fácil do que um texto, já que ao questionar meu aluno se ele sabia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ATD1 de ARTE, CULTURA VISUAL E EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
  • Artes Visuais no Cenário da Educação Infantil: Olhares e Reflexões
  • Ensino de artes visuais na contemporaneidade: educação para compreensão da cultura visual
  • Plano de Aula para a Educação Infantil sobre artes visuais
  • Inter- relações da Educação Física
  • Linguagens visuais: especificidades e inter-relações
  • Inter-Relações da Educação Física
  • Inter- Relações sobre a natação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!