Reflexão

Páginas: 12 (2982 palavras) Publicado: 4 de abril de 2013
O significado da reflexão na prática docente e na produção dos saberes profissionais do/a professor/a
ANTONIA EDNA BRITO Universidade Federal do Piauí, Brasil

Introdução
A formação docente, nas últimas décadas, vem sendo analisada na perspectiva de ser retraduzida tendo em vista a acelerada transformação que afeta a sociedade, a educação e a escola propriamente dita. Temos, portanto,observado a efervescência de estudos e discussões acerca da formação e da prática pedagógica de professores. Em face de tais estudos e discussões novos cenários de formação docente estão sendo propostos. Notadamente no caso do Brasil as transformações indicam que os processos formativos devem considerar a singularidade das situações de ensino, as novas competências e os novos saberes que o ofícioprofissional docente está a requerer neste milênio. De modo singular as investigações em torno da formação profissional docente têm desconstruido certezas e, principalmente, vêm revelando diferentes possibilidades de estudos e de pesquisas, pois, na medida em que questionam a formação meramente técnica, indicam novos paradigmas de formação assentados na compreensão de que o processo formativo por si sónão assegura a efetiva preparação profissional do professor/a. Essa formação em sua dinâmica e complexidade é demarcada por diferentes trajetórias formativas, por experiências pessoais/profissionais e por diferentes interações vivenciadas pelo docente no dia-a-dia de sua prática profissional. Os caminhos percorridos nos processos formativos e, de modo especial, na prática pedagógica possibilitam aosprofessores/as a construção de destrezas profissionais, de esquemas de ação e de saberes (dentre outros) necessários no cotidiano do trabalho docente. As reflexões aqui esboçadas resultam de um estudo desenvolvido em escola pública, tendo como parceiras professoras das séries iniciais do ensino fundamental. Devemos mencionar que o estudo teve como foco analisar os saberes da prática docente e foidesenvolvido numa escola da rede pública de ensino, envolvendo professores/as alfabetizadores/as. O processo de recolha de dados efetivou-se através da utilização de diários da prática, potencializados como instrumentos formativos e sistematizadores da reflexão na e sobre a prática docente. Em nossa investigação um dos aspectos singulares, desvelado na análise dos dados, refere-se, de um lado, àcompreensão de que a prática docente é um espaço singular de criação. Por outro lado, relaciona-se ao significado da reflexão docente como ponto de partida para que o/a professor/a se constitua investigador de sua própria prática.

Revista Iberoamericana de Educación (ISSN: 1681-5653)

Antonia Edna Brito

Na medida em que avançávamos em nossa investigação algumas questões se consolidavam emnossos pensamentos, nos levando a indagar: É possível refletir na escola? Qual o sentido da reflexão na prática docente? È, pois, perspectivando responder a tais questionamentos que organizamos o presente estudo.

É possível refletir na escola?
Fazer referências à reflexão docente na e sobre a prática suscita o esclarecimento de nossa postura em torno do/a professor/a reflexivo/a.Inicialmente, vamos explicitar as contribuições de alguns estudiosos (Schön, 2000; Pimenta, 2002; Benassuly, 2002; Libâneo, 2002; Ghedin, 2002) neste entorno, observando os pontos de convergência nas diferentes abordagens. Na concepção de Donald Schön (2000), a prática profissional se caracteriza por apresentar situações de instabilidades e de incertezas que nem sempre são resolvidas pelo profissional, poisseu repertório de saberes não dá as respostas exigidas no dia-a-dia do exercício da profissão. As referidas situações supõem a mobilização de saberes e de competências que ultrapassem os conhecimentos técnicos adquiridos nos processos formativos. Ser um profissional reflexivo, nesta acepção traduz-se na capacidade de ver a prática como espaço/momento de reflexão crítica, problematizando a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • REFLEXAO
  • Reflexão
  • Reflexão
  • Reflexao
  • Reflexão
  • REFLEXÂO
  • reflexão
  • Reflexao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!