Reflexão sobre o livro: encontro marcado com a loucura

Páginas: 3 (642 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
Instituto de Ciências Humanas
Curso de Psicologia








Mônica de Oliveira Rocha








REFLEXÃO DO LIVRO:
“ENCONTRO MARCADO COM A LOUCURA:ENSINANDO E APRENDENDO PSICOPATOLOGIA”







Trabalho apresentado à disciplina Psicopatologia Geral, como parte dos requisitos para a conclusão do curso.Psicologia PS7P39
Professora Responsável: Lédice Oliveira.




São Paulo
2012



Ao ler o livro Encontro Marcado com a Loucura – Ensinando eAprendendo Psicopatologia (COCIUFFO, T., 2007), o que mais me chamou a atenção foi a mudança de percepção dos alunos antes de entrarem em contato com os pacientes do hospital psiquiátrico em relaçãoao momento que entraram em contato com estes. É interessante perceber como nossas percepções em relação à determinados assuntos podem atrapalhar a maneira de enxergarmos a realidade. Acredito queenxergamos a loucura com certo preconceito; principalmente, por se tratar de um assunto que a sociedade como um todo evita entrar em contato, porque é difícil lidar com esta realidade, é difícil enxergar odoente mental como um ser humano, que possui os mesmos direitos que todos nós que estamos “livres” dessa tal doença mental. Nossa cultura com essa padronização de pessoas, onde todos têm que ser ese comportar de forma igual, dificulta e muito na construção e no entendimento da idéia de igualdade e de respeito às diferenças.

O livro trouxe algumas expectativas que me passam à cabeça aopensar no momento prático em psicopatologia, porque ao mesmo tempo em que me sinto ansiosa para conhecer o lugar, para entrar em contato com os pacientes, me sinto insegura no sentido de chegar lá enão saber o que fazer e como fazer; mas, me sinto feliz porque percebo que será uma grande oportunidade de aprendizado, tanto profissional; mas, principalmente pessoal.

Acho que a teoria, no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reflexão do livro encontro marcado com a loucura
  • Reflexão de leitura do livro encontro marcado com a loucura
  • Reflexão encontro marcado com a loucura
  • Reflexão: Encontro marcado com a loucura
  • Encontro marcado com a loucura
  • Encontro marcado com a loucura
  • Encontro marcado com a loucura
  • Reflex O Encontro Marcado Com A Loucura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!