Reflexão sobre o filme a Origem

Páginas: 2 (367 palavras) Publicado: 31 de julho de 2013
REFLEXÃO SOBRE O FILME “A ORIGEM”
musicpms
A Origem é um filme complexo que exige total atenção do espectador do começo ao fim pela quantidade de informações. O longa trata de uma quadrilhainvasora de sonhos que entra no subconsciente de suas vítimas para roubar segredos necessários aos seus clientes. A trama gira em torno do desafio proposto por Saito um mega empresário que quer inserir umaideia na mente de seu concorrente para arruinar seu império. Dom o líder da equipe não consegue mais criar sonhos, por isso contrata uma arquiteta, Ariadne, responsável pela projeção do lugar que avítima irá povoar pelo inconsciente.
Com todos os integrantes reunidos para acertar os detalhes da inserção, a reunião parece um discussão de briefing de uma agência atual. A mulher de Cobb, passa a serdeterminante nos sonhos dele, lembranças as quais dificultam e muito seu desempenho. E com o desenrolar, percebemos que ambos levaram muito a sério os sonhos, e acabam construindo um mundo somentedeles onde vivem por 50 anos. Trazendo uma pequena reflexão segundo alguns estudos da psicanálise, esta passagem do filme citada anteriormente pode ser justifica pela fala de Carl Jung segundo eledentro de cada um de nós há um outro que não conhecemos. Ele fala conosco por meio dos sonhos.
Uma das funções dos sonhos é, justamente, contrabalançar a racionalidade do pensamento verbal com umpensamento em imagens e símbolos. Sua lógica é afetiva, figurativa. Não é linear, cartesiana, mas dramática, mitológica. O grande questionamento social da trama fica por conta da privacidade, pois, como seriaviver em mundo onde nem em nossos sonhos estaríamos livres da especulação e interferência alheia? Certamente seria algo caótico e amedrontador, mas talvez este seja o destino ao qual nossa sociedadeque caminha cada vez mais rumo a “espetacularização da vida” esteja fadado, não seria surpresa que em um futuro próximo tenhamos uma geringonça tecnológica - a qual o diretor não se deu o trabalho...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reflexão filosófica sobre o filme "Ela"
  • Reflexão sobre o filme a onda
  • Reflexão sobre o filme “quem somos nós?”
  • Reflexão sobre o filme neo
  • reflexão sobre o filme O Enigma
  • Reflexão sobre o filme A ONDA
  • Reflexão sobre o filme Matrix
  • Reflexão do filme a origem do planeta dos macacos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!