Reflexão sobre o discurso publicitário

Páginas: 2 (400 palavras) Publicado: 25 de junho de 2013

Reflexão sobre o discurso publicitário

A publicidade como meio de comunicação de idéias, conceitos e também produtos e serviços é fator fundamental de informação e propagação dos mesmos para umvasto público de consumidores e possíveis consumidores. Ela se faz tangível a partir da concretização do discurso publicitário que pode ser percebido como uma soma de valores que são agregados aoproduto/serviço. É através de uma análise rigorosa das variáveis que envolvem a publicidade em questão que há o estabelecimento do conteúdo e da forma que o discurso irá assumir a fim de atingir o seuobjetivo.
O discurso publicitário é sempre uma mensagem realizada por um produtor e endereçada a um público receptor. Esse público pode se comportar de diversas maneiras quando exposto à mensagem. Podeocorrer um contexto de “dominação” do discurso para com o público, ou seja, a mensagem é aceita e difundida entre todos os seus receptores. Embasando essa idéia há a teoria da agulha hipodérmica queprega que todos os receptores são atingidos da mesma maneira e absorvem tudo aquilo a que são expostos. No entanto, posteriormente, esse modelo foi considerado muito simplista, pois não considerava asespecificidades de cada indivíduo, como classe social, localização geográfica, etc...
Pode ocorrer também um contexto de “negociação” entre o receptor e a mensagem. Nessa situação o receptor oferecesua atenção, mas só se tiver interesse no que está sendo veiculado, visto que, é enorme o volume de publicidades as quais o consumidor é exposto diariamente e o seu nível de saturação e também seusenso crítico aumentam compulsoriamente.
Ocorre em outros casos o contexto de “oposição” do espectador para com a mensagem. Isso pode acontecer caso a mensagem não seja realizada de forma adequada aoseu público, não havendo uma identificação deste com aquilo que é veiculado.
Pode-se inferir que o modo de absorção do discurso publicitário pode variar e a sua dominação sob o receptor não é algo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O discurso publicitário
  • Discurso publicitário
  • Discurso Publicitário
  • O DISCURSO PUBLICITARIO
  • O discurso publicitário
  • Discurso publicitário
  • Analise de discurso publicitário
  • Neologismo no Discurso Publicitário

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!