Reflexão sobre a dúvida como processo para o conhecimento no discurso do método de descartes

Páginas: 23 (5667 palavras) Publicado: 17 de maio de 2012
REFLEXÃO SOBRE A DÚVIDA COMO PROCESSO PARA O CONHECIMENTO NO DISCURSO DO MÉTODO DE DESCARTES

Jaciel Dias de Andrade
jacieldias@folha.com.br
Graduando do 4º período de filosofia, SDNSR

Resumo

O presente texto traz uma abordagem filosófica da dúvida como caminho para o conhecimento. O enfoque maior foi dado à dúvida no pensamento de Descartes, por ser ele o fundador da filosofiamoderna, tendo a dúvida essencialmente como método. Assim, Descartes colocou tudo em dúvida, para através dela obter alguma certeza, conforme ficou evidente em O Discurso do Método. A consciência de si mesmo, ou seja, a existência do Eu pensante foi inicialmente aquilo que resistiu à dúvida. Através da dúvida metódica, Descartes certificou-se de sua própria existência, a existência de Deus e de toda anatureza, deixando claro que o conhecimento verdadeiro não pode ser fruto da realidade sensível, porque os sentidos podem enganar o homem. Ele partiu da subjetividade para a ordenação de seu sistema filosófico, procurando com afinco edificar a ciência partindo da dúvida. Desenvolveu sua teoria do conhecimento em torno do sujeito que, através das intuições, isto é, das “ideias inatas” chega aoconhecimento. Foi pela conclusão da própria existência que Descartes proclamou a autonomia do sujeito, ou seja, com o, penso, logo existo; que surge da dúvida, ele deslocou o conhecimento para o sujeito.

Palavras-chave: Descartes. Dúvida. Método. Conhecimento

Introdução

Esse trabalho filosófico tem por objetivo mostrar a dúvida, como método no processo do conhecimento, proporcionando aohomem a faculdade do saber. Alguns estudiosos até pensam que a dúvida é o método por excelência da filosofia, que tem por finalidade a busca da sabedoria, isto é, do conhecimento. O principal objetivo é aprofundar um pouco no método filosófico proposto por Descartes, na busca do conhecimento, no início da modernidade.
Apresenta-se uma síntese da dúvida na antiguidade; os primeiros pensadores dahistória da filosofia, também chamados de pré-socráticos, começaram suas reflexões partindo de uma dúvida, não estritamente metódica, mas por questionarem a realidade da natureza. O desejo dos filósofos naturalistas era responder à questão: qual a origem de todas as coisas? Assim, muitos filósofos fizeram suas reflexões a partir dessa pergunta e obtiveram conceitos importantes. Entretanto, foram oscéticos, filósofos que desconsideravam a possibilidade do conhecimento, que apostaram na dúvida radical como sendo a única saída, uma vez que o homem nunca poderia ter certeza de nada.
Em contraste, a dúvida no pensamento cartesiano é claramente o oposto daquilo pensado pelos céticos, conforme está evidente no texto. Descartes quis apostar na dúvida como método para se chegar ao conhecimento,por isso usou a dúvida como ponto de partida; o objetivo dele era a busca pelo conhecimento, como evidencia em seu Discurso do Método e nas Meditações Metafísicas. Em suma, a finalidade desse artigo é valorizar a dúvida, como método para o conhecimento, na estruturação filosófica de Descartes.

Vida

Segundo Mondin (2003), René Descartes nasceu a 31 de março de 1596, em La Haye, França, defamília bem estabelecida; seu pai era presidente do parlamento da Bretanha. Fez os primeiros estudos num dos mais famosos colégios para nobres, o La Flèche, dirigido pelos jesuítas. Conforme Leopoldo e Silva (1993), a formação aí recebida constitui para Descartes, objeto de meditação; durante grande parte de sua vida, tanto para reconhecer os méritos do ensino que lhe foi ministrado quanto paracriticar o que nele havia de dogmático, de incerto e vazio.
Ensinavam-se gramática, retórica, poesia, latim, grego e filosofia, aí incluídas a lógica, a matemática, a física, a ética e a metafísica. Descartes terminou seus estudos regulares em 1616, e a decisão de que tomou por essa época indica que não estava muito satisfeito com os resultados de sua educação. Não tinha a opor aos métodos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho sobre o discurso do metodo de rene descartes
  • resumo do livro Discurso Sobre o Método de René Descartes
  • Resumo
  • Método estrutural do texto "Discurso sobre o Método” do filosofo francês René Descartes
  • Discurso do Método- DESCARTES, René.
  • Descartes e o discurso do método
  • DISCURSO DO MÉTODO
  • fichamento descartes discurso do metodo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!