Reflexão sobre didática

Páginas: 5 (1066 palavras) Publicado: 14 de maio de 2014
RESUMO: UMA REFLEXÃO SOBRE A DIDÁTICA
José Mário Pires Azanha






Roberta S.B.


O texto começa explicando os conceitos de pressuposição e didática, separadamente, pois ambas possuem diversos significados.
Começando sobre a noção de pressuposição, o autor se atém a explicar apenas uma das linhas de análise adotada por Collingwood, onde, segundo ele, existe pressuposições absolutase relativas.
Pressuposições absolutas trazem ideias que acabam com qualquer assunto que possa ser discutido. Por exemplo, quando falamos que o ser humano está em constante evolução, que é capaz de se aperfeiçoar e aprender constantemente, ninguém discorda desse tema. Na educação não podemos deixar de acreditar nisso, até porque se assim o fizéssemos, não teria mais motivos para continuar osestudos sobre a aprendizagem e desenvolvimento humano.
Sobre pressuposição relativa, o texto dá como exemplo a ideia de que o aperfeiçoamento humano existe, e que está ligado a genética. Uma pessoa pode ser limitada em sua aprendizagem por conta da sua genética. Esse assunto quando colocado em pauta gera diversas opiniões, algumas pessoas concordam outras não, porém a aceitação ou não dessa ideianão atrapalha, digamos assim, a ação educativa.
Sobre noção de didática, o autor deixa claro que não possui nenhuma concepção, mas se fundamenta na ideia de Comênio, onde na sua publicação em Didática Magna, concebe a didática como “uma arte universal de ensinar tudo a todos”. Mais do que a preocupação com a relação ensino-aprendizagem, percebesse que o foco é, ainda, em estruturar uma forma deorganizar o ensino para que haja de fato aprendizagem.
O texto afirma que não acredita em uma única forma, uma maneira correta e universal de ensinar, mas defende que existem maneiras mais e menos eficientes de assim realizar.
Para finalmente falar sobre os dois termos (pressupostos da didática) o texto limita o exame do tema a ideia de Comênico, de que existe uma forma única de ensinarqualquer coisa para qualquer pessoa.
A concepção dessa teoria de Comênico está ligada a ideia de Bacon, onde, para ele, fazer ciência era aplicar um método. Assim, ensinar também era aplicar um método.
Comênio preconizou métodos especiais para o ensino de Artes, Ciência, Línguas, Religião, mas acreditava que existia uma grande forma de se ensinar, e que através dessa grande forma de se ensinar é quesurgiam as “ramificações”, as formas “menores”, por assim dizer, de se ensinar os diferentes saberes.
Tendo essa ideia como base, finalmente o autor explicita as pressuposições ao qual ele quer discutir: noções de “método de ensino” e de “caráter exaustivo do método”.
Sobre “método”, o texto afirma que no caso do ensino, o termo está ligado a “ensinar segundo certas regras”, e que não podemosdeixar de relacionar que a execução de uma atividade está ligada a observação de regras. Para explicar, o texto trás 3 casos como exemplo:
Para jogar xadrez, ou um jogo de cartas, se não conhecemos as regras, fica inviável participar do jogo, executar a tarefa. Ou seja, para jogar, é necessário conhecer as regras do jogos e saber aplicá-las. Assim temos uma atividade em que a prática procede aum conhecimento. Um típico exemplo de saber que.
O segundo exemplo é nadar. Assim como o jogo de xadrez, sabemos que existem regras para nadar, mas nesse caso em nada interfere conhecer ou não conhecer as regras, pois a atividade pode ser executada da mesma forma. É possível saber nadar sem conhecer as regras, assim não é necessário nenhum conhecimento prévio para que se realize a prática.Umtípico exemplo de saber como.
O terceiro exemplo e ultimo caso, é o de pensar criticamente, argumentar e contar piadas com graça. Aqui, como o próprio autor afirma, trata-se de uma “prática eficiente que precede a teoria”. Atividades ligadas a criatividade não seguem um método, pois não há método para a invenção, método para ser criativo. Assim, podemos dizer que é mais que um saber fazer, um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • UMA REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR
  • Reflexão de didática
  • reflexão didática
  • A didática para o ensino de história e geografia: uma reflexão sobre o necessário trabalho de pesquisa
  • Reflexão sobre a educação dos filhos
  • reflexão sobre a motivação do trabalho
  • Reflexão sobre trabalho e educação
  • reflexão sobre textos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!