Reflexão sobre as possíveis contribuições do livro de irvin d. yalom os desafios da terapia reflexões para pacientes e terapeutas

Páginas: 8 (1977 palavras) Publicado: 21 de maio de 2011
VINICIUS LEONARDO OLIVEIRA GRANATO

Reflexão sobre as possíveis contribuições do livro de
Irvin D. Yalom
Os desafios da terapia
Reflexões para pacientes e terapeutas

BELO HORIZONTE
2011


VINICIUS LEONARDO OLIVEIRA GRANATO

Reflexão sobre as possíveis contribuições do livro de
Irvin D. Yalom
Os desafios da terapia
Reflexões para pacientes e terapeutas

Atividade avaliativa A2apresentada a professora, Maria Madalena Magnabosco na disciplina, no curso Estágio Supervisionado Específico IV de psicologia da Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais – FEAD

BELO HORIZONTE,
2011
Reflexão sobre as possíveis contribuições do livro de
Irvin D. Yalom
Os desafios da terapia
Reflexões para pacientes e terapeutas

Este livro é uma grande ferramenta para auxiliaros psicólogos terapeutas, experientes iniciantes, com dicas das vivências clinicas do psiquiatra Irvin D. Yalom em sua lida diária no consultório, pois reflete as questões que corriqueiramente aparecem nos relatos e vivencias dos pacientes em relação com o terapeuta no processo de terapia clinica.
“Os desafios da terapia mostra que o processo é uma parceria entre dois seres humanos que se tornamcompanheiros da viagem árdua, porém gratificante, que é o mergulho no interior de cada um”. (YALOM, 2006)
Ser terapeuta clinica é algo que digo em minhas humildades e incolôquiais palavras, mágico e delirante, em toda as reflexões, colocações e falas dos pacientes é possível extrair um fragmento para dar luz a uma investigação com o objetivo de possíveis intervenções ou mesmo usar estas, parafazer o paciente refletir sobre os sentimentos que estão por trás dessa fala. Estas reflexões partem das observações da minha pratica clinica como estagiário do Núcleo psicologia Aplicado (NPA), faculdade FEAD.
Atendo 2 paciente que já estão a 9 sessões ambas sem falta e nem atraso, utilizarei as iniciais dos seus nomes para citar exemplos correlacionados as questões elencadas por (YALOM, 2006).Já no inicio do livro dentro do capitulo 2 o autor enfatiza que nos terapeutas temos que ter cuidado com diagnostico pois ele pode limitar nossa visão; diminuir a capacidade de se relacionar com o outro de forma interpessoal humana. Recordo que no inicio do atendimento com RO, ela demandava a todo o momento uma resposta sobre seus problemas e questões sempre com as seguintes perguntas. Mas por quê?O que é isso? O que pode ser? Porque sou assim? Eu sou doida? Tais perguntas exigem de nós psicoterapeutas um cuidado para não dar nomes a elas, pois estas são questões como diz: (YALOM, 2006) na introdução de seu livro, questões da própria existência humana.
Outro ponto que me ajudou bastante foi o que o autor diz no capítulo 4, sobre os conflitos no reino da intimidade e que pacientes procuramterapia para vivenciar um relacionamento intimo com o terapeuta, exercitei e vivenciei este fato com a paciente GL, relatou-me em uma sessão que o que mais a motiva a estar em terapia é saber que pode falar o que quiser sem ser julgada mesmo que seja algo que ela mesma tem vergonha de falar, mas que senti a necessidade de verbalizar. Como em suas palavras. “Eu posso falar o que quiser e vocêfica neutro, mas mesmo assim ainda me ajuda saiu daqui completamente diferente” (YALOM, 2006) diz: Este pode ser principal veículo da ajuda terapêutica.
Estes capítulos inicias todos me deram um grande auxilio nos atendimento, outro ponto que julgo ter sido de extrema importância é no capitulo 5 onde o autor diz que: Quando paciente da passos terapêutico importante e ousado, elogio por isso, nessecaso em especifico cito RO, como sempre manifesto nos relatórios de versão de sentido elaborado no final de cada sessão, ela montou em cometa e não quer parar é inevitável não elogiá-la pois em cada sessão ela chega com uma novidade, se comprometeu com ela mesma que tentaria fazer tudo diferente na sua vida e pelos seus relatos realmente tem esforçando para isso, mesmo que em algumas momentos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Yalom, i.d. os desafios da terapia. reflexões para pacientes e terapeutas
  • Reflexões sobre o livro de jonas
  • Reflexão sobre livro de ester
  • Resumo do livro Reflexões sobre a alfabetização
  • Resenha do livro reflexões sobre a alfabetização
  • reflexão sobre o filme "O grande desafio"
  • reflexão sobre o livro corrosão do carater
  • Reflexão sobre livro o jardineiro fiel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!