Reflexão filosófica sobre o filme "Ela"

Páginas: 8 (1847 palavras) Publicado: 7 de junho de 2015
 Reflexão Filosófica com o filme “Ela”




É de fundamental importância o amor. E existem vários tipos de amor, tais como: Ágape (Ideais espirituais), Eros (Atração física) e Philos (Afinidade mental). Com base nisso, representaremos o Amor Platônico como uma reflexão filosófica com o filme "Ela" (Spike Jonze). Citando também os mitos do livro "O banquete" de Platão e uma dinâmica comentrevistas.


O que é o amor? Qual é a sua funcionalidade para os homens?

O que é o amor? Muitos hesitam para responder essa questão por ser complexa e englobar muitos significados.
Há diversos tipos de amor, que podem se manifestar de formas diferentes, e um deles é o amor platônico.

O termo amor " platonicus " foi usado pela primeira vez pelo filósofo neoplatônico florentino MarsilioFicino no século XV, como um sinônimo de amor socrático. As duas expressões dizem respeito a um amor focado na beleza do caráter e na inteligência de uma pessoa, e não no seu aspeto físico. A expressão viu o seu conceito mudar graças à obra de Sr. William Davenant, " Platonic Lovers " (Amantes Platônicos - 1636), onde o poeta inglês se refere ao amor como é retratado no Simpósio de Platão, que afirmaque o amor é a raiz de todas as virtudes e da verdade.

Para o filósofo grego Platão, o amor era algo essencialmente puro e desprovido de paixões, ao passo em que estas são essencialmente cegas, materiais, efêmeras e falsas. O amor platônico, não se fundamenta num interesse, e sim na virtude. Platão criou também a teoria do mundo das idéias, onde tudo era perfeito e que no mundo real tudo era umacópia imperfeita desse mundo das idéias. Portanto amor platônico, ou qualquer coisa platônica, se refere a algo que seja perfeito, mas que não existe no mundo real, apenas no mundo das idéias.

O amor platônico é entendido como um amor à distância, que não se aproxima, não toca, não envolve, é feito de fantasias e de idealização, onde o objeto do amor é o ser perfeito, detentor de todas as boasqualidades e sem defeitos.

O BANQUETE E SEUS MITOS


"...Resta Sócrates. “Não poderei falar”, diz ele. “Não tenho talento para fazer discursos tão belos.” Os outros, porém, não se conformam e o obrigam a falar. “Está bem”, retruca ele. “Mas falarei do meu jeito.”
Com essa pequena frase, Platão mudará todo o tom do diálogo, pois, “falar do meu jeito” significa: Nãovou fazer elogios e louvores às imagens e aparências do amor, não vou emitir mais uma opinião sobre o amor, mas vou buscar a essência do amor, o ser do amor, vou investigar a idéia do amor.
Sócrates também começa com um mito. Quando a deusa Afrodite nasceu, houve uma grande festa para os deuses, mas esqueceram-se de convidar a deusa Penúria (Pênia). Miserável e faminta, Penúria esperou o final dafesta, esgueirou-se pelos jardins e comeu os restos, enquanto os demais deuses dormiam. Num canto do jardim, viu Engenho Astuto (Poros) e desejou conceber um filho dele, deitando-se ao seu lado. Desse ato sexual nasceu Eros, o amor. Como sua mãe, Eros está sempre carente, faminto, miserável; como seu pai, Eros é astuto, sabe criar expedientes engenhosos para conseguir o que quer.
Qual o sentido domito? Nele descobrimos que o amor é carência e astúcia, desejo de saciar a fome e a sede, desejo de preenchimento, desejo de completar-se e de encontrar a plenitude. Amar é desejar o amado como o que nos completa, nos sacia e satisfaz, nos dá plenitude. Amar é desejar fundir-se na plenitude do amado e ser um só com ele.
O que pode completar e dar plenitude a um ser carente? O que é em si mesmocompleto e pleno, isto é, o que é perfeito. O amor é desejo de perfeição. O que é a perfeição? A harmonia, a proporção, a integridade ou inteireza da forma. Desejamos as formas perfeitas. O que é uma forma perfeita? A forma perfeita é a forma acabada, plena, inteiramente realizada, sem falhas, sem faltas, sem defeitos, sem necessidade de transformar-se, isto é, sem necessidade de mudar de forma. A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reflexão filosófica sobre o filme mar adentro
  • Qustões sobre a reflexão filosófica
  • Questionario sobre o texto Reflexão Filosofica
  • Reflexão sobre o filme a onda
  • Reflexão sobre o filme a Origem
  • Reflexão sobre o filme “quem somos nós?”
  • Reflexão sobre o filme neo
  • reflexão sobre o filme O Enigma

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!