Reflexão: Filme A ONDA

Páginas: 5 (1023 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2013
FILME “A ONDA”

Dirigido por Denis Gansel, o filme "A Onda "traz a seguinte trama: um professor de ensino médio deve ensinar seus alunos sobre autocracia...” O filme é baseado em uma escola real ocorrida na Califórnia em 1967.

Faça uma reflexão do papel da Gestão frente às consequências da trama, qual seria o seu papel? O que faria como Gestor(a) da escola. Não deixe de considerar na suareflexão o discurso final do professor Rainer Wegner.
Bom filme e ótima reflexão!

O filme “A Onda” trata de uma experiência verídica ocorrida em uma escola de ensino médio, na Califórnia, em 1967. A história se inicia na aula de História sobre o nazismo com o questionamento de uma aluna: “Como o povo alemão pode ficar impassível diante da morte de milhares de inocentes? Como ninguém sabia?Isto não pode ser verdade.” O professor Sr.Ross ficou muito incomodado com a questão que não soube responder. Na próxima aula iniciou com o conceito de disciplina, com uma dinâmica de submissão, os alunos mudaram bruscamente o comportamento, então ele decidiu utilizar desta reação dos alunos para construir a resposta da questão da aluna.
A turma sem questionamentos atendia aos comandos do Sr.Ross em um movimento que tinha como lema: força pela disciplina, força pela comunidade, força pela ação. O movimento ganhou uma simbologia e o nome de “A Onda” e cresceu rapidamente. Os alunos membros começaram a impor a toda comunidade escolar as ideias do movimento usando a violência se fosse preciso.
Somente com a ajuda de outros alunos, o professor percebe que o movimento começa a ficar semcontrole e decidi fazer uma reunião com os membros para alertá-los dos malefícios de suas ações.
O discurso do professor Ross na cena final foi decisivo para colocar um fim no movimento “A Onda”: “Vocês pensaram que eram especiais, melhores do que qualquer um fora desta sala. Trocaram sua liberdade pelo luxo de se sentirem superiores. Aceitaram a vontade do grupo acima de suas própriasconvicções, não importa quem ferisse. Pensaram que isso era só um passeio do qual iam se desligar a qualquer momento... mas para onde rumavam? Até onde vocês iriam? Olhem para o seu futuro! (multidão saudando Hitler) É... todos vocês teriam dado bons nazistas. Iam vestir aquela farda, virar a cabeça, e permitir que seus amigos e vizinhos fossem perseguidos e destruídos. O fascismo não é uma coisa queoutras pessoas fizeram. Ele está aqui mesmo, em todos nós. Vocês perguntam: como que o povo alemão pode ficar impassível enquanto milhões de inocentes seres humanos eram assassinados? Como alegou que não estava envolvido? O que faz um povo renegar sua própria história? Pois se é que a história se repete, vocês todos vão querer negar o que se passou com vocês n’A Onda. Mas se nossa experiência for umsucesso, terão aprendido que somos todos responsáveis pelos nossos atos. E que vocês devem se interrogar o que fazer, em vez de seguir cegamente um líder. E que pelo resto de suas vidas nunca permitirão que a vontade de um grupo usurpe seus direitos individuais. Eu sei que isto foi penoso para vocês, como foi também para mim. Mas é uma lição que partilharemos pelo resto da nossa vida”.
No quese diz respeito à Gestão da escola, o filme tem uma cena em que a esposa do professor tenta convencê-lo a parar de idealizar o movimento e diz que o diretor quer conversa com ele, devido as constantes brigas entre alunos. No outro dia, o diretor conversa com professor e mostra a sua preocupação (cena implícita). Na história real, em que se baseou o filme “A Onda”, um professor californiano quetenta essa experiência acaba perdendo o controle sobre os jovens e posteriormente fica sem o direito de lecionar.
Em frente às consequências das aulas do professor Sr. Ross, o Gestor deve orientá-lo, acompanhar o seu trabalho e compartilhar com o coletivo os acontecimentos para a tomada de decisões.
O papel do Gestor é acompanhar e intervir quando necessário nas atitudes de seus professores e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reflexão sobre o filme a onda
  • Reflexão sobre o filme A ONDA
  • Reflexão do filme a onda
  • A onda
  • Filme A Onda
  • Filme A Onda
  • O filme a onda
  • Filme a onda

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!