Reflexão encontro marcado com a loucura

Páginas: 4 (825 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
Reflexão - Livro: Encontro Marcado com a Loucura de Tânia Cociuffo.

Apesar de, a princípio, uma reflexão ser algo esperado a cada leitura de tantas que já fizemos e das que ainda faremos duranteo curso de psicologia, ao ser solicitada uma reflexão sobre o livro acima descrito, tive uma certa dificuldade sobre como transcrever as minhas reflexões em um texto formal, decidi fazer como nasprimeiras leituras da época da escola, a partir do tema proposto, tentar extrair a principal ideia exposta e a partir dela incluir a minha reflexão sobre o tema.
O próprio título: Encontro Marcado com aloucura, já me fez levantar a primeira questão, pensei, vamos falar de loucura assim? Não daremos um nome mais eufemista ao assunto? Talvez o livro pudesse se chamar: Falando mais sobre transtornospsicológicos/ mentais. Já usaremos esse termo? Loucura? Achei muito forte, mas ao percorrer as páginas escritas por Tânia percebi que sua intenção era exatamente essa, não seriam eufemismos quetornariam o tema mais fácil, quebrar tabus e tratar da realidade da loucura como ela é, traz muito mais leveza, pois mostrou que não estaríamos lidando com um “bicho de sete cabeças”.
A partir de então,descreveria o texto de Encontro Marcado com a loucura como um choque de realidade, o que a princípio parecia muito forte foi ficando menos assustador, encarado exatamente como é: Tânia me fez enxergar aloucura como mais um assunto que terei contato em minha vida acadêmica, sem tirar, é claro, a sua importância, com todo o respeito e cuidado que ele merece, mas desmistificando algo que acabamos pormistificar pelo medo do desconhecido. O choque de realidade, aqui, não foi assustador, e sim, tranquilizante.
A segunda, e principal reflexão que pude fazer a partir do texto é que, o que mais assustana loucura, não é ela em si, mas sim a lucidez que a acompanha. Entender que uma pessoa não consegue responder por seus atos e não tem consciência nenhuma do que faz, apesar de cruel, é menos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reflexão: Encontro marcado com a loucura
  • Reflexão do livro encontro marcado com a loucura
  • Reflexão de leitura do livro encontro marcado com a loucura
  • Reflexão sobre o livro: encontro marcado com a loucura
  • Encontro marcado com a loucura
  • Encontro marcado com a loucura
  • Encontro marcado com a loucura
  • Reflex O Encontro Marcado Com A Loucura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!