Reflexão dos fundamentos teóricos de Sigmund Freud, Jean Piaget, Lev Vygotsky, e Henri Wallon.

Páginas: 17 (4024 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2013
Reflexão dos fundamentos teóricos de Sigmund Freud, Jean Piaget, Lev Vygotsky, e Henri Wallon.

Introdução

Refletir os fundamentos teóricos é uma prática cada vez mais importante na educação, mas para isso faz-se necessário conhecer e entender os pensamentos de autores de grande expressão para a educação.
Para contribuir com essa reflexão, anexamos a este material uma súmula das teoriasde aprendizagem de: Sigmund Freud, Jean Piaget, Lev Vygotsky, e Henri Wallon.
Dessa forma, entendemos que este é um campo aberto para férteis discussões que devem ser fomentadas a partir dos estudos sobre a aprendizagem.
As rápidas mudanças ocorridas na sociedade e o grande volume de informações estão refletindo-se no ensino, exigindo, desta forma, que a escola não seja uma mera transmissora deconhecimentos, mas sim que seja um ambiente estimulante, que valorize a invenção e a descoberta, que possibilite à criança percorrer o conhecimento de maneira mais motivada, crítica e criativa, que proporcione trocas de experiências, de afetividade no ato de aprender e desenvolver o pensamento.
Citamos neste relatório alguns pontos básicos das Panorama da contribuição de teóricos pertinentes àEducação: Freud, Piaget, Wallon e Vygotsky.

Sigmund Freud

Sigismund Schlomo Freud nasceu em Príbor, cidade da República Checa no ano de 1856. Mentor da psicanálise, responsável pela revolução no estudo da mente humana. Formado em medicina e especializado em tratamentos para doentes mentais. Criou uma nova teoria onde estabelecia que as pessoas ficavam com a mente doente pois não colocavam seussentimentos para fora. A partir de sua teoria iniciou seus estudos pela utilização da hipnose como método de tratamento para estes pacientes. Ao observar a melhoria dos pacientes, elaborou a hipótese de que a causa da doença era psicológica, não orgânica. Essa hipótese serviu de base para seus outros conceitos, como o do inconsciente.
Freud também é conhecido por suas teorias dos mecanismos dedefesa, repressão psicológica e por criar a utilização clínica da psicanálise como tratamento da psicopatologia, através do diálogo entre o paciente e o psicanalista. Abandonou o uso de hipnose em pacientes com histeria, em favor da interpretação de sonhos e da livre associação, como fontes dos desejos do inconsciente. Acreditava também que o desejo sexual era a energia motivacional primária da vidahumana.
Em suas teorias, Freud afirma que os pensamentos humanos são ampliados, ao ingressarmos na consciência, através de um sistema entrelaçado de linguagem baseado em imagens, as quais apenas são representações de significados ocultos.
Suas teorias chegaram a ser colocadas em questão, e continuam frequentemente sendo discutidas e analisadas no uso como tratamento científico e médico.Segundo Freud, o processo de pensamento é a ativação ou inibição dos complexos de sensações associadas que tornam possível o fenômeno representacional psíquico, o que se dá através da energia que flui no sistema nervoso pelos sistemas de neurônios. De acordo com ele a representação de objeto é um complexo de associações, formado por uma variedade de apresentações visuais, acústicas, táteis, cenestésicase outras. As emoções são processos de descarga de energia, que são percebidos como os sentimentos.

Podemos distinguir, neste processamento:

• Processo Primário: está associado ao inconsciente, é aquele que dirige ações imediatas ou automáticas, sendo associado, assim, ao prazer, ao emocional do
indivíduo e ao fenômeno de arco reflexo. Nele, a energia presente no aparelho mental fluilivremente pelas representações, do campo do estímulo ao da resposta.

• Processo Secundário: está associado ao pré-consciente, chamado de "processo racional do pensamento". Nele, a saída de energia mental fica retida, só acontecendo após uma série de associações, as quais refletem no aparelho psíquico. As ações decorrentes dessa forma de processamento devem ser tomadas com base no mundo externo,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Freud, henri wallon , lev vygotsky e piaget
  • Jean Piaget e Lev Vygotsky
  • Lev vygotsky e jean piaget
  • Jean piaget-vygotsky-wallon
  • Semelhanças entre Jean Piaget e Lev Vygotsky
  • Jean piaget freud vigotsky e wallon
  • A CONTRIBUIÇÃO DOS TEÓRICOS, FREUD, JEAN PIAGET, VIGOTSK E WALLON NA EDUCAÇÃO
  • Panorama da contribuição de teóricos pertinentes à educação: freud, piaget, wallon e vygotsky

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!