Reflexão do ser social e a ética na sociedade moderna

Páginas: 6 (1410 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA
COORDENAÇAO DE CIÊNCIAS SOCIALMENTE APLICADAS
CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
ÉTICA EM SERVIÇO SOCIAL

REFLEXÃO DO SER SOCIAL E A ÉTICA NA SOCIEDADE MODERNA

ARIANNY BARROS CARDOSO
SUELEN YREN FURTADO COUTINHO

BOA VISTA-RR
2012
ARIANNY BARROS CARDOSO
SUELEN YREN FURTADO COUTINHO

ÉTICA EM SERVIÇO SOCIAL

Este trabalho da disciplina Éticaem Serviço Social, apresentado ao Curso de Bacharelado em Serviço Social, da Universidade Estadual de Roraima, ministrada pela Prof. Msc. Leila Chagas para obtenção da primeira nota do semestre. |

BOA VISTA-RR
2012
Introdução

O ser social na medida em que desenvolve convívio na sociedade, passa a receber normas e condutas independentemente de sua consciência ou juízo de valor. Pois, pormais que na sociedade existam particularidades intrínsecas aos indivíduos, a mesma tende a se tornar complexa, o que possibilita as esferas sociais de obterem certa autonomia. Entretanto, tais esferas não podem ser analisadas isoladamente, mas articuladas entre si e com a totalidade, como também as categorias de uma mesma sociedade não podem ser consideradas como se desenvolvessem da mesma forma.O ser social e a ética na sociedade moderna

Em uma sociedade existem vários tipos de categorias objetivas que se refletem no processo de reprodução da vida social, formadas por categorias fundamentais, as quais contribuem para o desenvolvimento do ser social, tais como a economia, o Estado e o trabalho.
A sociedade tem por base condutas éticas, cuja definição tem por pressuposto a apreensãoda totalidade da sociedade, ou seja, da apreensão das categorias fundamentais pela qual é formada. O trabalho reflete no âmbito ontológico-social, que, segundo Marx, é o que difere o ser social dos outros seres da natureza na medida em que desenvolve capacidades e mediações no decorrer da história, sendo elas a sociabilidade, a universalidade, a consciência e a liberdade.
Nessas condições, o sersocial faz parte de uma coletividade entre os homens, não obtendo caráter individual, pois responde às necessidades de interação humana que desenvolvem para satisfazer suas vontades e, ao mesmo tempo, estabelece relações sociais com outros sujeitos, sendo esse processo o desenvolvimento da sociabilidade. Nesse contexto, também ocorre uma espécie de valoração da natureza, do sujeito e do seutrabalho.
Tendo-se esse pressuposto, o que pode ser observado é que o trabalho supõe a sociabilidade e a universalidade na medida em que é a forma pela qual possibilita o ser social de se desenvolver como tal. O homem, por ter a capacidade de agir racionalmente, tem a possibilidade de conhecer a realidade, tendo consciência de que a sua constituição como ser social é resultado da sua práxis.
Odesenvolvimento do conhecimento é uma capacidade necessária ao trabalho. Na medida em que esse conhecimento e a sociedade se tornam complexas, passam a fazer parte de um campo específico, assim como a moral, a qual resulta da habilidade ética de gerar valores que norteiam a forma pela qual os indivíduos conduzem suas ações a partir do convívio social, instituindo assim, deveres e normas sociais. O valoré produto da atividade humana estabelecida através do trabalho, ou seja, a partir do momento em que institui relações com o meio e com os outros indivíduos, o que se dá através do seu conhecimento e suas habilidades. Sendo a valorização de um determinado objeto algo que advém da subjetividade humana como também da práxis. Os valores obtêm caráter objetivo no momento que se relacionam com aspossibilidades e demandas sociais dos indivíduos, num determinado momento histórico, e sua práxis. Considera-se então que, os valores sobre os objetos, dependem de sua utilidade para os indivíduos, o que pode variar, considerando o mesmo objeto, na concepção de cada um dos sujeitos, ou seja, o que pode ser útil pra um, pode não ser para outro ou pode obter uma utilidade diferenciada.
Os sujeitos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A ética na sociedade moderna
  • O Ser Social E A Sociedade Do Capital
  • Formação do ser social e ética
  • ETICA E SER SOCIAL
  • Trabalho de sistematização a ética na sociedade moderna
  • ética x corrupção na sociedade moderna
  • A sociedade capitalista moderna e a ética protestante.
  • O SER SOCIAL; MUNDO DO TRABALHO E SOCIEDADE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!