Reflexão das políticas públicas setoriais a cerca da pedagogia das intervenções do assistente social

Páginas: 6 (1495 palavras) Publicado: 7 de maio de 2011
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL

DÉBORA CRISTIANE PINTO SANTANA

REFLEXÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS SETORIAIS A CERCA DA PEDAGOGIA DAS INTERVENÇÕES DO ASSISTENTE SOCIAL

Serrinha
2010

DÉBORA CRISTIANE PINTO SANTANA

REFLEXÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS SETORIAIS A CERCA DA PEDAGOGIA DAS INTERVENÇÕES DO ASSISTENTE SOCIAL

Trabalho apresentado ao Curso (AsssistenteSocial) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para
Disciplina:Política Social II.
Prof. Maria Angela Santini.

.

Serrinha
2010
Reflexão das políticas públicas setoriais a cerca da pedagogia das intervenções do assistente social

A Constituição Federal de 1988 a qual assegura nossos direitos vêm também fomentar ao longo do seu tempo com suas emendas, contribuições dentro daspolíticas públicas visando conquista e melhorias nas classes sociais dentro de perspectivas e lutas.
Este trabalho tem por objetivo estimular reflexões sobre as políticas setoriais, a priori uma discussão teórico metodológica acerca da análise de políticas públicas no Brasil.
A Constituição Federal do Brasil, foi promulgada no dia 5 de outubro de 1988, é a lei maior, a Carta Magna, que organiza o Estadoonde são definidos os direitos dos cidadãos, sejam eles individuais, coletivos, sociais ou políticos; e são estabelecidos limites para o poder dos governantes. Após o fim do Regime Militar, em todos os segmentos da sociedade, era unânime a necessidade de uma nova Carta, pois a anterior havia sido promulgada em 1967, em plena Ditadura Militar, além de ter sido modificada várias vezes com emendasarbitrarias. Dessa forma, em 1º de fevereiro de 1987, foi instalada a Assembléia Nacional Constituinte, composta por 559 congressistas (senadores e deputados federais, eleitos no ano anterior), e presidida pelo deputado Ulysses Guimarães, do Partido Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).
Representando um avanço em direção a democracia, em seus diversos setores.
As políticas públicas assim comoas contribuições designadas a elas são discutidas sempre em estilos políticos para que os campos de investigação que de fato, nos últimos tempos ganhou mais espaço de discussão nos contextos de classes beneficiadas ou não e vivenciada nas ciências públicas administrativas. É percebido em nosso regime democrático as consolidações das classes, mas ao mesmo tempo fica visível alguns contexto frágeise a coexistência de política administrativas caracterizada delegativas a algumas classes.

Os problemas sociais e suas complexidades tornam necessários integrar os diversos setores sociais e organizacionais na dinâmica das políticas sociais, privilegiando as ações inter setoriais, pois a inter setorialidade, advêm dos saberes, experiências e das políticas, a qual constitui um fator deinovação e investigação na gestão da política e possibilita também a articulação das diversas organizações que atuam no âmbito das políticas sociais, constituindo as redes sociais. O assistente social, para dar eficiência e eficácia à gestão das políticas sociais exigem mudanças significativas na lógica da gestão e do pensar/agir tanto das organizações públicas estatais como das organizações sem finslucrativos, integrando-as para atender os interesses coletivos.
Mediante todo contexto discutido acima, será esplanada as políticas publicas nos setores educacionais, habitacionais, saúde e as necessidades básicas da alimentação.
Ao refletir sobre o assunto educacional dentro das políticas, observa-se a fragilidade.
Segundo TEIXEIRA:
Segundo Ney Luiz Teixeira (2005), a educação pode ser tomadacomo um dos mais complexos processos constitutivos da vida social. A história da educação articula de modo não linear a relação entre as esferas privada e pública, grupal e comunitária, econômica e ideológica da vida em sociedade. Considerando, portanto, a educação como uma dimensão complexa e histórica da vida social, compreende-se a política educacional como uma dada expressão das lutas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Assistente Social E Politicas Publicas
  • Políticas públicas do assistênte social
  • O trabalho do assistente social e as políticas públicas
  • Exercício Profissional do Assistente Social na Gestão de Politicas Publicas
  • Uma reflexão do assistente social no judiciário
  • Políticas setoriais e o serviço social
  • Politica setorial de serviço social
  • Os Assistentes Sociais na Defensoria Pública

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!