REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE AS REFRAÇÕES DA QUESTÃO SOCIAL NO PASSADO EXTRAPOLANDO NO CONTEXTO DA ATUALIDADE.

Páginas: 7 (1722 palavras) Publicado: 30 de novembro de 2013




serviço social














REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE AS REFRAÇÕES DA QUESTÃO SOCIAL NO PASSADO EXTRAPOLANDO NO CONTEXTO DA ATUALIDADE.

















BARREIRAS


















REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE AS REFRAÇÕES DA QUESTÃO SOCIAL NO PASSADO EXTRAPOLANDO NO CONTEXTO DA ATUALIDADE.






Trabalho apresentado ao Curso (serviçossocial) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Sociologia, Fundamentos Históricos Teóricos, e Metodológicos Ciências Políticas e Filosofia.

Prof.ª Marcia Bastos, Giane Albiazzetti, Sergio Goes, Rosane Malvezzi.






Barreiras
2013



Sumário


Introdução........................................................................................................04Aspectos Sociais............................................................................................05
Considerações finais......................................................................................08
Referências bibliográficas..............................................................................09


























INTRODUÇÃOEste trabalho tem como objetivo fazer um breve relato sobre as expressões da “Questão Social” e pontuar os impactos que estas causaram perante as transformações societárias.
No Brasil, a Questão Social, é um processo tardio. E isso se deve ao sistema colonial, que aqui foi implantado baseado no trabalho escravo, na monocultura agrícola e no latifúndio de exportação, que é até os dias atuais,totalmente subordinados aos grandes centros da economia mundial, fato este que marcou a vida econômica, política, social e cultural de nosso país profundamente.
 Está solidamente estabelecido no Serviço Social que as sequelas da “questão social” se constituem na matéria sobre a qual o exercício profissional vai se realizar. Dada a sua dimensão estrutural, a “questão social” atinge a vida dos sujeitosnas suas requisições pela garantia de direitos civis, sociais, políticos e humanos, remetendo- os à luta pela “cidadania”.
Neste contexto abordaremos sobre as manifestações populares na sociedade brasileira e sobre as repercuções e os meios de comunicações que veicularam tais manifestações. Sabemos que é através dos movimentos populares que as classes marginalizadas procuram conquistar melhorescondições de vida, e que sem a organização e mobilização popular, dificilmente acontecerão mudanças significativas que beneficiem o povo.








Aspectos Sociais


Os movimentos populares são organizações que reúnem o povo com a finalidade de somar esforços para atingir objetivos comuns ou garantir certos direitos, como os lavradores que lutam por terra, de moradores de um bairro,vila ou favela que se articula para conseguir casa própria, rede de esgoto, transportes, posto de saúde, luz ou creche para as crianças. Grupos de costura, clubes de mães e grupos de teatro, artesanato, música ou poesia popular e outros exemplos de movimentos populares.
A responsabilidade de mudar a realidade não é exclusiva dos políticos. Pelo contrário, sem a força da organização e a mobilizaçãopopular dificilmente acontecerão mudanças significativas que beneficiem o povo. No decorrer da história da humanidade foi sempre assim: tais mudanças nunca aconteceram sem a organização e a mobilização popular. Quando os trabalhadores, por exemplo, pretendem conseguir melhores salários e melhores condições de trabalho organizam-se nos sindicatos, Associações Profissionais e Centrais Sindicais.Assim também a população, quando pretende conquistar melhores condições de saúde, moradia, educação, alimentação, etc., precisa se organizar no movimento popular.
Podemos dizer que o movimento popular abrange todas as formas de organização das classes dominadas para conquistar melhores condições de vida e acabar com os preconceitos e discriminações e, dessa maneira, transformar a realidade e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!