Referencias Daíticas

1148 palavras 5 páginas
Deixis, etimologicamente, liga-se ao ato de mostrar, de apontar através da linguagem.
A deixis designa o conjunto de palavras ou expressões que têm como funçãoapontar para o contexto situacional, isto é, que assinalam as marcas da enunciação: o locutor - o sujeito que enuncia, o interlocutor - o sujeito a quem se dirige, o tempo e o espaço da enunciação.
O locutor / sujeito da enunciação é o fulcro a partir do qual se estabelecem as coordenadas do contexto:
EU: a pessoa que fala
TU: a pessoa que me escuta
AQUI: o lugar em que o EU se encontra
AGORA: o momento em que o EU fala
Dito de outra forma: para que o discurso seja coerente, é necessário que esteja adequado a uma situação de comunicação (o chamado contexto situacional). Os dois elementos envolvidos na produção de qualquer enunciado ou discurso - o EU (locutor) e o TU (interlocutor) - inserem-se num determinado tempo (AGORA) e num determinado espaço (AQUI) e partilham (ou não) um universo de referência - o mundo extralinguístico.
Os deíticos são as palavras ou expressões (os elementos linguísticos) que, não tendo um valor referencial próprio, remetem para a situação em que é produzido o texto, isto é, permitem situar o enunciado em relação a um tempo, a um espaço, aos sujeitos e às circunstâncias diversas de comunicação.

* * * * * * * * * * * * * * *

1. Deixis pessoal
Indica as pessoas do discurso, que participam no ato de enunciação.
Integram este grupo: os pronomes pessoais de 1.ª e 2.ª pessoa: eu, tu, nós, vós, me, te, nos, vos...; os determinantes e pronomes possessivos de 1.ª e 2.ª pessoa: meu, teu, nosso, vosso...; os sufixos flexionais de pessoa-número: cantas, cantamos...; os vocativos.

2. Deixis espacial
Assinala a localização espacial de indivíduos ou objetos, tendo como ponto de referência o lugar em que decorre a enunciação.
Integram os deíticos espaciais: os advérbios com valor locativo (= de lugar): aqui, ali, além, cá, lá...; as locuções adverbiais com valor

Relacionados