Referencial

Páginas: 2 (294 palavras) Publicado: 22 de setembro de 2015
É cada vez mais preocupante a quantidade de resíduos eletrônicos gerados no planeta. Isso se deve em grande parte porque cada vez mais os equipamentos construídos são descartáveis, ou seja, não sãofabricados com intuito de uma vida longa, mas sim, se tornarem obsoletos em curto espaço de tempo, sendo necessário o seu descarte e aquisição de outro equipamento com as mesmas funções. Assim, essaobsolescência prematura, também chamada de “obsolescência planejada” (LUTZENBERGER, 1976, pg. 36), acarreta a geração de uma enorme quantidade de resíduos.
Muitos dos componentes eletrônicos utilizadosna fabricação desses equipamentos possuem elementos tóxicos, como por exemplo mercúrio, chumbo, cádmio, dentre outros. Portanto, não podem ser simplesmente descartados no meio ambiente nem mesmoincinerados, visto que isso acarretaria a contaminação dos solos, água e ar (FERREIRA, 2008). Sabemos, no entanto, que muitas vezes esse material não segue seu destino correto, indo parar no aterrosanitário, sendo incinerados ou mesmo jogados ao ar livre, contaminando o ambiente.
Além disso, se fizéssemos uma análise sob o ponto de vista exclusivamente econômico, de curto prazo, veríamos que muitoscomponentes eletrônicos são construídos a partir de materiais raros ou preciosos, tais como: ouro, platina, paládio, irídio, neodímio, etc. Logo, a recuperação desses materiais pode representar adiminuição nos custos de produção além de evitar sua extração da natureza, contribuindo para a preservação dos recursos naturais (HOCQUARD, 2011).
A reciclagem é uma alternativa para evitar seu descarte eao mesmo tempo poupar a extração de recursos naturais para a obtenção de terminada matéria prima. Sabemos, no entanto, que esta deve ser a última alternativa a ser adotada. Antes dela, existem muitasoutras possibilidades, hoje exaustivamente conhecidas pelos diversos Rs (erres): Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar, Reaproveitar, Recuperar, Reparar, Responsabilizar, Respeitar, Reintegrar,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • referencial
  • Referencial
  • referencial
  • Referencial
  • referencial
  • Referencial
  • Referencial
  • Referencial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!