Referencial teprico

2779 palavras 12 páginas
1. Grupo

Para Zimerman (2000) é gregário e só é reconhecido em função de seus inter-relacionamentos grupais.Um conjunto de pessoas constitui um grupo; um conjunto de grupos e sua relação com os respectivos subgrupos constitui uma comunidade; um conjunto interativo das comunidades constitui uma sociedade. Para o autor, grupo se define concretamente conjunto de três pessoas, porem para alguns autores duas pessoas,já constituem um grupo.

Segundo Maisonneuve apud (1968) grupo não é a simples aproximação ou semelhança dos integrantes do grupo, mas sua interdependência. Desse modo o grupo constitui um “corpo” e não só um conjunto de indivíduos, pois a inter-relação se forma dentro de uma estrutura que regula as interações do jogo e envolve uma meta e experiência comum (PORTILLO,2000).

Zimerman (2000) traz a importância de diferenciar o conceito de grupo e agrupamento. Sendo o primeiro um conjunto de pessoas que buscam interesses comuns e o segundo um conjunto de pessoas que buscam interesses em comum. Assim como um grupo pode se tornar um agrupamento o agrupamento também pode se tornar um grupo e isso depende do contexto do espaço e dos objetivos.

Para o autor existem requisitos para caracterizam um grupo: Um grupo não é um mero somatório de indivíduos, mas se constitui como uma nova entidade, com leis e mecanismos próprios e específicos. Todos os integrantes de um grupo estão reunidos em torno de uma tarefa e de um objetivo comum. O tamanho do grupo não pode exceder o limite que ponha em risco a indispensável preservação da comunicação, tanto a visual como a auditiva, a verbal e a conceitual. Deve haver a instituição de um enquadre e o cumprimento das combinações nele feitas. Objetivos claramente definidos, estabilidade de espaço e de tempo que delimitam e normatizam a atividade grupal proposta. Grupo é uma unidade que se manifesta como uma totalidade. Apesar de um grupo se configurar como um nova entidade, como uma identidade grupal genuína, é também

Relacionados

  • Chartier Roger
    79620 palavras | 319 páginas