Referencial teórico e a educação geográfica, com plano de aula.

Páginas: 5 (1166 palavras) Publicado: 28 de março de 2012
Um breve referencial teórico e a educação geográfica.



A necessidade de se pensar sobre o que pretendemos ensinar passa por explicar o como, o que e para que estamos ensinando, e devemos considerar o que queremos ensinar e como vamos ensinar,por isso temos de ter clareza dos aportes no campo da didática da geografia e considerar os núcleos conceituais que serão trabalhados com os alunos.Na década de 1970 e 1980, criava a ilusão de que o professor ensinava os conteúdos e os alunos aprendiam. A partir de 1996 passamos a conviver com uma política educacional voltada para as orientações curriculares que ampliam o sentido do conteúdo após aplicá-los em uma avaliação.

A geografia é uma disciplina escolar que possui seus objetos de aprendizagens e núcleos conceituais apartir de uma abordagem filosófica comprometida com a realidade social.

È necessário quando for passar um conteúdo ao aluno, não simplesmente ensinar a teoria, mas mostrá-la de forma que esteja de acordo com a realidade do aluno.

Um desafio importante é que o professor deve incorporar as mudanças propostas pelo sistema escolar é que o de unir a geografia com a pedagogia.Espera-se que as crianças não apenas decorem, mas que aprendam o que esta sendo ensinado.

Às vezes é necessário ter uma referência na história, no passado e em outros lugares do mundo para estabelecer relações com o local e compreender o entorno.

O professor quando estiver elaborando o seu plano de aula, faz-se necessário que ele imagine como será a aula, se o aluno vai gostarda aula e etc.

• Alguns objetivos para o ensino de geografia.

a - Capacidade de utilização de mapas e métodos de trabalho de campo(em sala de aula).

b – Destacar o estudo do território em que o aluno vive, alem de fazê-lo compreender as características culturais de cada local.

c – Trabalhar para que o aluno compreenda as semelhanças e as diferenças entre os lugares. Garantir que oaluno tenha conhecimento sobre o tempo, clima, solo, florestas, população, economia, espaços rurais e espaços urbanos.

d – Valorizar a capacidade de leitura e escrita do aluno, utilizando atividades interdisciplinares. Utilizar imagens, vídeos geográficos que vão estimular tanto o lado cognitivo, quanto o cultural.

A função do objetivo se dá em relação ao que se quer que o alunoaprenda e não em função daquilo que se ensina. O currículo escolar não é permanente, os conteúdos podem ser substituídos a medida que ocorram mudanças na realidade e no mundo tecnológico e cientifico.

É essencial dar a todos não o ensino de geografia, mas uma educação geográfica, cujo fim: “que os homens não se sintam mal nas regiões em que vivem, e nem nas demais... Pois assim, conhecerão asorigens e compreenderão que estão aptos a agir e transformar a sociedade, mas com conhecimento de causa”.

A educação geográfica contribui para que os alunos reconheçam a ação social e cultural de diferentes lugares.

A sociedade é bem dinâmica, e com isso as modificações da informática e da ciência, interferem e mudam o comportamento e a cultura da população dos diferentes lugares.Cabe-se destacar a importância do papel da geografia como disciplina escolar para conhecer e compreender o mundo.

O plano de aula é uma proposta que enfatiza os conteúdos, compreensão da dinâmica da organização do espaço. No primeiro momento o aluno realizará um croqui. O croqui é um procedimento que apresentará outros conceitos e informações que se relacionam coma dinâmica detransporte e populacional, como clima, fronteiras naturais e sociais, dados estatísticos e população. Há também conceitos relacionados às noções de tempo ou temporalidade.

Podemos observar diversos elementos em que o tempo pode ser percebido no cotidiano e na natureza, desde o relevo , as formações rochosas, avenidas, industrias e campo, por revelar em suas formas o passado e o presente,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação Ambiental
  • Elaboração do Referencial Teórico do Plano de Negócios
  • Referencial teórico
  • Referencial Teorico
  • referencial teorico
  • referencial teorico
  • Referencial teorico
  • Referencial teorico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!