Referencial cirricular

1471 palavras 6 páginas
U.E.G- UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS
UNU – SÃO MIGUEL DO ARAGUIA
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
DISCIPLINA: ATIVIDADES DE ORIENTAÇAO E DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS
DOCENTE: NEUSA INACIA DE CARVALHO OLIVEIRA E DAYANE SOUZA TAVARES
DISCENTE: ELIENE MARIA DA SILVA RODRIGUES
ANO/PERIODO: 5° PERÍDO

RESENHA CRÍTICA
Brasil. Secretaria da Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a Educação Infantil. Vol.2. Brasília: MEC/SEF, 1998

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil referente as creches, entidades equivalente e pré-escolas, que integra a serie de documentos dos Parâmetros Curriculares Nacionais elaborados pelo Ministério da Educação e do desporto.
Entendendo as determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96) que estabelece, pela primeira vez na historia de nosso país, que a educação infantil e a primeira etapa da educação básica, nosso objetivo, com este material, e auxiliá-lo na realização de seu trabalho educativo diário junto as crianças pequenas.
O referencial pretende apontar metas de qualidade que contribuam para que as crianças tenham um desenvolvimento integral de suas identidades, capazes de crescerem como cidadãos cujos direitos a infância são reconhecidos.
Podemos aqui percebe que aos poucos, o bebê adquire consciência dos limites de seu próprio corpo, bem como das consequências de seus movimentos. A exploração de seu corpo e movimento, assim como o contato com o corpo do outro, é fundamental para um primeiro nível de diferenciação do eu.
E por meio dos primeiros cuidados que a criança percebe seu próprio corpo como separado do corpo pode outro, organiza suas emoções e amplia seus conhecimentos sobre o mundo.
O bebê nasce e cresce, pois, em intimo contato com o outro, o que lhe possibilita o acesso ao mundo.
Entre o bebê e as pessoas que cuidam, interagem e brincam com ele se estabelece uma forte relação afetiva. Essas pessoas não apenas cuidam da criança, mas

Relacionados

  • Doenças da seringueira
    6632 palavras | 27 páginas