REFER NCIAS NORMATIVAS

Páginas: 7 (1642 palavras) Publicado: 10 de junho de 2015
ABNT NBR 12655: 2015
REFERÊNCIAS NORMATIVAS (item 2.0 da NR)
ABNT NBR 5732, CIMENTO PORTLAND COMUM (D.P. 1991)
Aprovada em 1991, em vigor ate hoje. Esta Norma fixa as condições exigíveis no recebimento dos cimentos Portland comuns (CPI e CPI-S), de classes 25,32 e 40.

ABNT NBR 5733, CIMENTO PORTLAN DE ALTA RESISTÊNCIA INICIAL (D.P. 1991)
Essa norma fixa as condições exigíveis no recebimento docimento Portland de alta resistência inicial (CP V ARI).

ABNT NBR 5735, CIMENTO PORTLAND DE ALTO-FORNO (D.P. 1991)
Esta Norma fixa as condições exigíveis no recebimento do cimento Portland de alto-forno (CP III), de classes 25, 32 e 40.

ABNT NBR 5736, CIMENTO PORTLAND POZOLÂNICO. (D.P 1991, V.C 1996)
Esta Norma fixa as condições exigíveis no recebimento do cimento Portland pozolânico (CP IV, declasse 25 e 32). Esses cimentos designados pela sigla (CP IV), indicados para obra em que se necessite de um concreto mais resistente.

ABNT NBR 5737, CIMENTOS PORTLANDS RESISTENTES A SULFATOS (D.P. 1992)
Esta Norma fixa as condições exigíveis no recebimento dos cimentos Portland resistentes a sulfatos. Esse tipo de cimento é utilizado em estruturas que são submetidas à resistência de sulfatos,ou seja, em obras marítimas, subterrânea e etc.

ABNT NBR 5738, CONCRETO - PROCEDIMENTO PARA MOLDAGEM E CURA DE CORPO DE PROVA (D.P. 2015)
Esta Norma prescreve o procedimento para moldagem e cura de corpos de prova cilíndricos e prismáticos de concreto. Esta Norma não se aplica a concretos com abatimento igual a zero ou misturas relativamente secas, como as empregadas para a produção de tubos eblocos, para a preparação de concreto para barragens, e concreto compactado com rolo.


ABNT NBR 5739, CONCRETO – ENSAIOS DE COMPRESSÃO DE CORPOS DE PROVA CILINDRICOS ( D.P 2007)
Esta norma prescreve um método de ensaio pelo qual devem ser ensaiados à compressão os corpos-de-prova cilíndricos de concreto, ou seja, trata da padronização de ensaios de resistência, moldados conforme a ABNT NBR 5738 eextraídos conforme a ABNT NBR 7680.

ABNT NBR 6118, – PROJETO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO – PROCEDIMENTOS (D.P. 2014)
Primeira norma do País a tratar de estruturas. Esta Norma estabelece os requisitos básicos exigíveis para o projeto de estruturas de concreto simples, armado e protendido, excluídas aquelas em que se empregam concreto leve, pesado ou outros especiais.

ABNT 7211, AGREGADOS PARACONCRETO – ESPECIFICAÇÃO ( D.P.2009)
Esta Norma especifica os requisitos exigíveis para recepção e produção dos agregados miúdos e graúdos destinados à produção de concretos de cimento Portland.

ABNT NBR 7212, EXECUÇÃO DE CONCRETO DOSADO EM CENTRAL – PROCEDIMENTO (D.P. 2012)
Esta Norma estabelece os requisitos para a execução de concreto dosado em central e inclui as operações de armazenamento dosmateriais, dosagem, mistura, transporte, recebimento, controle de qualidade e inspeção, incluindo critérios de aceitação e rejeição do controle interno da central de concreto. Esta Norma não abrange as operações subsequentes à entrega e recebimento do concreto fresco. Esta Norma aplica-se também, no que couber, aos casos em que a executante da obra dispõe de central de concreto. Estabelece todos oscritérios para produção de concreto nas chamadas “concreteiras”.

ABNT NBR 7680, CONCRETO – EXTRAÇAO, PREPARO, ENSAIO E ANÁLISE DE TESTEMUNHAS DE CONCRETO (D.P 2015)
Esta Norma (todas as partes) estabelece os requisitos exigíveis para os processos de extração, preparo, ensaio e análise de testemunhos de estruturas de concreto. Esta Parte 1 da ABNT NBR 7680 trata especificamente das operaçõesrelativas à resistência à compressão axial de corpos de prova cilíndricos de concreto. A parte 2 da ABNT NBR 7680 trata especificamente das operações relativas a resistência a tração na flexão de corpos de prova cilíndricos de concreto.


ABNT NBR 8953, CONCRETO PARA FINS ESTRUTURAIS – CLASSIFICAÇÃO DA MASSA ESPECIFICA, POR GRUPOS DE RESISTÊNCIA E CONSISTÊNCIA. (D.P 2015)
Esta Norma estabelece as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • REFER NCIA
  • Refer ncias
  • Refer Ncias
  • REFER NCIAS
  • Refer Ncias
  • Refer Ncias
  • REFER NCIAS
  • Caderno de refer ncias 2014

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!